07/11/2016

Impulso e CPCE promovem oficina para OSCs em Paranavaí

                                             

No dia 28 de outubro, o Programa Impulso, em parceria com o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), promoveu a “Oficina Estratégica de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos”, no SESI em Paranavaí. Participaram 39 pessoas representantes de OSCs de Paranavaí, Cianorte, Goioerê, Nova Esperança e Tapejara.

Os participantes puderam ampliar conhecimentos relacionando a teoria com a prática na elaboração de projetos sociais em diversas áreas, como saúde, criança, idoso e esporte.

Na oportunidade, além da apresentação das Leis de Incentivos Fiscais – PRONAS, PRONON, Fundo do Idoso, Fundo da Criança e Adolescente (FIA), Lei do Esporte e Lei Rouanet – foram apresentadas também plataformas da ONU, como os Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Pacto Global, e dicas e roteiros para elaboração de projetos.

                    

De acordo com depoimentos dos participantes, percebe-se que projetos bem elaborados possuem mais chance de captar recursos e, ainda, que as fontes das leis de incentivos fiscais podem contribuir para impactar transformações sociais. “São de extrema relevância essas oficinas para nossa entidade, pois trabalham as principais áreas do conhecimento e práticas para o gerenciamento de projetos, além de possibilitarem o aperfeiçoamento dos profissionais”, conta Gislene, representante do Serviços de Obras Sociais de Cianorte.

Cristiane dos Santos, do Lar Vicentino, também contou um pouco do que a oficina proporcionou aos presentes. “Nas capacitações, temos a oportunidade de nos atualizar, trocar experiências com outras instituições, dividir anseios e expectativas. Para as organizações civis, a captação de recursos é de extrema importância para a melhoria e eficiência dos serviços prestados. A oficina foi muito relevante pois recebemos muitas dicas importantes para darmos continuidade ao nosso trabalho”, relata.