23/07/2015

IGRPCOM se torna Amigo Mundial de fundação sueca

O Instituto GRPCOM foi reconhecido como instituição “Amiga Mundial” do Prêmio Crianças do Mundo, da World’s Children’s Prize Foundation, que, desde 2000, envolve crianças e jovens de 10 a 18 anos de todo o planeta em discussões sobre os direitos das crianças e adolescentes, democracia e mobilização social.

Todos os anos, três pessoas que lutam por esses direitos são nomeadas por um júri formado por alunos de 113 países de todo o mundo. Os candidatos são indicados por mais de 700 organizações relacionadas à promoção do direito da infância e por escolas envolvidas no trabalho.

Orientados pelos professores, os estudantes conhecem mais sobre os candidatos, estudam os trabalhos concorrentes e avaliam de que forma as ações que eles desenvolvem contribuem com a promoção dos direitos da infância. Na edição de 2015, o tema é “Direitos e Democracia para um Milhão de Meninas”, que incentiva discussões sobre a igualdade de gênero. Neste ano, concorrem Phymean Noun, nomeada por seus treze anos de luta para que crianças que moram em favelas e depósitos de lixo no Camboja tenham direito à educação, Javier Stauring, reconhecido há mais de 20 anos por lutar para que o sistema legal seja mais amigável para as crianças e Kailash Satyarthi, que luta contra o trabalho infantil, à escravidão e pelo direito de todos frequentarem a escola.

Para qualificar os debates, a Fundação envia aos educadores participantes o Manual do Professor, um guia que norteia as discussões em sala e fornece subsídios para tratar da temática com qualidade. Uma revista que inclui ainda mais dados sobre vida e obra dos indicados, além de outros conteúdos relacionados aos direitos de crianças e jovens no mundo, é oferecida e traduzida para vários idiomas. Ela pode ser acessada no site do projeto: http://worldschildrensprize.org/downloads/theglobe2015/globen15_port_low.pdf.

O programa da World’s Children’s Prize Foundation é aberto para a participação de todas as crianças, desde que suas escolas estejam inscritas como “Amigas Mundiais” do Prêmio. Até hoje, 32.434.363 milhões de alunos já participaram. Na maior votação até o momento, em 2009, foram 7,1 milhões de jovens eleitores e eleitoras.

A mobilização envolve mais de 60 mil escolas e termina com uma votação geral, quando urnas e cédulas oficiais são espalhadas pelas instituições e o resultado posteriormente encaminhado à central organizadora do prêmio, na Suécia. No Brasil, os votos devem ser encaminhados ao e-mail chris.sampaio@worldschildrensprize.org.

A personalidade vencedora, chamada de “Herói dos Direitos das Crianças”, recebe US$ 50.000 para dar continuidade aos trabalhos que realiza. Os outros dois candidatos ganham o Prêmio Honorário das Crianças do Mundo, além de US$ 25.000 cada. A cerimônia acontece no Castelo de Gripsholm, em Mariefred, na Suécia e, este ano, ocorre dia 29 de outubro.

Desde 2000, quando o projeto teve início, 40 personalidades já foram reconhecidas pelo prêmio, fato que contribuiu para que milhares de crianças compreendessem que, por meio de um processo democrático, suas vozes podem ser ouvidas e suas realidades transformadas.
 
Como patronos da World’s Children’s Prize Foundation, estão nomes como Nelson Mandela, o economista Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia; a Rainha Silvia, da Suécia e o ex-presidente do Timor Leste, José Ramos Horta, que recebeu o Nobel da Paz em 1996. A brasileira Viviane Senna também integra a seleta lista de amigos honorários do Prêmio.
 
A partir deste ano, o papel do Instituto GRPCOM será o de fazer parte desta rede e ajudar a divulgar a iniciativa para os professores inscritos nos projetos Ler e Pensar, Televisando e 98FM nas Escolas.
 
Para participar, as escolas interessadas devem se cadastrar como “Amiga Mundial” por meio do site da iniciativa: http://worldschildrensprize.org/become-global-friend.