01/09/2015

IGRPCOM promove curso para ONGs de Guarapuava

Aconteceu em Guarapuava, no período de 18 a 21 de agosto, o curso Planejamento Estratégico para ONGs – Na Medida, destinado a entidades do terceiro setor, articulado pelo projeto Serviços e Cidadania e pelo professor e consultor Marcos de Castro, do SEBRAE.

A programação foi dividida em 4 encontros e abordou os temas: reflexão sobre planejamento: os primeiros passos; missão, visão e valores; contornos da empresa e análise de ambiente; e plano de ação e indicadores.

O curso permitiu que os participantes refletissem a respeito da instituição que estavam representando e tiveram a oportunidade de construir um planejamento estratégico.

Na sexta-feira, começaram a colocar no papel tudo o que aprenderam durante os 4 dias de curso e, a partir de agora, cada representante levará as informações obtidas para sua organização e dentro de dois meses retornarão o contato com o professor Marcos para uma consultoria de 2 horas, no intuito de finalizar o planejamento estratégico e colocá-lo em prática.

Para o professor Marcos, a profissionalização dos funcionários das entidades é fundamental para o bom andamento e alcance de resultados e, para isso, o planejamento estratégico é a base. “A essência do planejamento para ONGs e para empresas é a mesma, a importância não difere independente da instância que atuam”, avalia.

Confira depoimentos de duas participantes do curso Planejamento Estratégico para ONGs – Na Medida: