24/04/2012

IGRPCOM movimenta ONGs e parceiros do S&C em Londrina

Na manhã desta terça-feira, palestra sobre Planejamento Estratégico reuniu mais de 64 representantes do terceiro setor local; segunda-feira serviu para que equipe conversasse sobre planos de trabalho com os parceiros.

O início da semana foi bastante movimentado para a equipe do projeto Serviços e Cidadania em Londrina. Durante a tarde e o início da noite da segunda-feira (23), os analistas de responsabilidade social Rafaela Vieira Marinho e Rafael Finatti, do Instituto GRPCOM, participaram de reuniões para o fechamento de parcerias e de planos de trabalho para o projeto na cidade. Na manhã desta terça-feira, a equipe promoveu uma palestra no auditório da FIEP com o consultor André Leão Rego Basso, do SEBRAE. Ainda, no final da manhã, fechou nova parceria – com a Priori Consultoria.

O principal evento, é claro, foi a palestra realizada na FIEP. De forma tranqüila e bastante esclarecedora, o consultor André Basso falou por pouco mais de uma hora sobre as vantagens de se estabelecer um planejamento que conduza as ações das ONGs – principalmente para reduzir os custos e garantir a eficácia da aplicação dos escassos recursos de que dispõem.

“As pessoas não apóiam aquilo que elas não entendem. O planejamento estratégico serve para esclarecer como funciona aquilo para que se quer financiamento”, afirmou André. Neste sentido, segundo ele, nem precisaria ser algo muito complexo, executado necessariamente por alguém de fora. “Os passos básicos para um bom planejamento – ter objetivos claros, conhecer o ambiente interno e externo e definir ações que efetivamente levem ao objetivo desejado – podem ser desenvolvidos pela própria equipe da organização”, garantiu o consultor.

A fala de André agradou os 64 representantes de ONGs presentes na palestra. Todos saíram satisfeitos com a forma com que foram apresentados os conteúdos e também motivados a tentar planejar estrategicamente suas ações. Henrique Camargo, da Associação Refúgio de Londrina, elogiou a palestra e também o projeto Serviços e Cidadania: “É bom saber que um grupo de comunicação como o GRPCOM está preocupado em atuar com responsabilidade social. Geralmente vemos a mídia em cima do muro, sem se posicionar. Aproveitei a palestra e vou divulgar a iniciativa de vocês”, disse.

Novas parcerias

Para a equipe do projeto, o início da semana em Londrina foi de fato muito produtivo. Se as ONGs saíram satisfeitas da palestra, o mesmo se pode dizer dos parceiros com quem os analistas Rafael e Rafaela conversaram. Motivada pela efetividade e assertividade da palestra, a equipe da Priori garantiu adesão ao projeto. Igual adesão foi também acertada com a Elo Consultoria, a Empresa Júnior do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina, no início da noite de ontem. Na mesma reunião, os representantes da Business Jr., dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas da UEL, também reafirmaram seu comprometimento como parceiros do projeto.

Antes, durante a tarde da segunda-feira, os colaboradores do Instituto GRPCOM e a gerente geral da RPC TV Londrina, Silvana Postiglioni, receberam representantes de três das principais instituições de ensino superior da região: UEL, UNOPAR e PUC. Eles gostaram bastante do Serviços e Cidadania e também se comprometeram a mobilizar as pessoas certas em suas instituições para viabilizar a operacionalização dos trabalhos.

Para Rafael Finatti, coordenador do projeto, essa adesão de tantas pessoas diferentes e a satisfação das ONGs envolvidas têm explicação. “É um projeto em que todos podem ganhar: o Instituto GRPCOM, ao cumprir sua missão de desenvolver nossa terra e nossa gente; a ONG, que recebe serviços gratuitos e qualificados que auxiliarão em sua profissionalização; e as empresas e instituições que aderem voluntariamente, ao realizar uma ação de responsabilidade social e também ao poder envolver seus alunos e colaboradores em projetos que resultarão em impactos importantes para a sociedade”, resumiu.

 

 

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.