19/12/2011

IGRPCOM e AMCHAM comemoram sucesso da parceria estabelecida

Equipe da Câmara Americana de Comércio contribuiu realizando visitas às ONGs cadastradas e orientando sobre as possibilidades do projeto Serviços e Cidadania

Se no voluntariado a premissa é que cada um possa contribuir com aquilo que sabe fazer (ou com o que mais gosta), no projeto Serviços e Cidadania, do Instituto GRPCOM, isso não é diferente. Afinal, os trabalhos de gestão e comunicação prestados pelos parceiros do IGRPCOM às ONGs cadastradas no projeto, têm que ser não somente gratuitos, como também, qualificados.

Sendo assim, parece fácil imaginar que universidades, agências de comunicação, entidades de classe e consultorias empresariais, além de profissionais liberais e outras empresas afins, possam dedicar parte de seu tempo a esse tipo de projeto, de forma efetiva. Bastaria se dispor a fazer uma campanha de divulgação, ou um planejamento estratégico, ou um site institucional – ou qualquer uma das possibilidades de serviços em gestão e comunicação idealizadas pela equipe do Serviços e Cidadania. Mas o que dizer de uma câmara de comércio? Em quê poderia ser útil?
 
A maior associação multisetorial do Paraná, com 415 empresas associadas, e com focos de atuação bem específicos, todos voltados para o setor privado e não para o terceiro setor (promoção de serviços para o meio empresarial; ser um painel do setor privado nacional; e fortalecer as relações entre Brasil e Estados Unidos) descobriu como ajudar. E foi isso que levou a Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) a contribuir não em áreas específicas, mas sim, com um suporte importante ao projeto Serviços e Cidadania.
 
Pela parceria firmada, a talentosa equipe de jovens da AMCHAM se dispôs a fazer o que faz de melhor: relacionamento. Uma vez por mês, eles formaram duplas ou trios para visitar ONGs cadastradas no Serviços e Cidadania e, assim, ajudá-las a identificar suas demandas e a conhecer as possibilidades do projeto. Terminada a visita, é feito um relatório que serve de registro para futuros trabalhos.
 
“Os cadastros de novas ONGs não param de surgir e era importantíssimo que pudéssemos  conhecê-las mais de perto. Com o apoio da AMCHAM, essa possibilidade se materializa de forma bastante interessante. Ainda mais porque as formações acadêmicas da equipe da Câmara são heterogêneas, o que lhes permite uma abordagem multifacetada, tal como é a proposta do Serviços e Cidadania, de trabalhar com gestão e comunicação”, explicou Rafael Finatti, coordenador do projeto.
 
Para Bruna Guérios, responsável da AMCHAM pela parceria, as visitas geram aprendizado e oportunidade de crescimento profissional e pessoal, além de uma enorme satisfação de conhecer novas realidades bem diferentes das do mundo empresarial: “É muito gratificante trabalhar em uma empresa como a AMCHAM, que se preocupa com a responsabilidade social  e realiza parcerias como esta, com o Instituto GRPCOM”, afirmou ela.
 
No total, foram feitas nove visitas nos primeiros três meses de parceria (de setembro a novembro). Para 2012, a ideia é reforçar e aprimorar ainda mais a efetividade destas visitas e da parceria entre AMCHAM e IGRPCOM. Abaixo, a equipe da AMCHAM que realizou a visita à ONG Mater Natura, em setembro.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.