09/05/2012

I Encontro de Alunos do PROERD

Evento no Ginásio do Tarumã, no dia 19 de maio, pretende reunir aproximadamente 5 mil alunos e conta com o apoio do Grupo Paranaense de Comunicação.

Dia 19 de maio deste ano, a Polícia Militar do Paraná, através do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, realizará o “I Encontro Estadual de Alunos do PROERD”. O objetivo é reunir os jovens que realizaram o curso desde o ano da implantação do programa no Estado, em 2000, até este ano, bem como os professores que participaram e sempre apoiaram as ações do programa. Será um momento único de confraternização e renovação do juramento que um dia fizeram: o de manterem-se longe das drogas e da violência. Este encontro será um meio de continuar o trabalho de prevenção e reforçar as ações positivas que mantém os jovens saudáveis, incentivando-os a multiplicar cada vez mais o que aprenderam com o PROERD.

O PROERD é baseado originalmente no Programa Americano denominado Drug Abuse Resistance Education – D.A.R.E, tendo passado por cuidadosa adaptação à realidade brasileira, e contextualizado na sociedade paranaense. Hoje ele é desenvolvido em 58 países, nos cinco continentes, alcançando aproximadamente 50 milhões de alunos.
 
Como atividade educativa de prevenção primária, surgiu no Paraná no ano de 2000 como iniciativa da Polícia Militar na prevenção às drogas e ações que geram violência, e é aplicado a alunos que cursam os anos iniciais do ensino fundamental, quinto ano do fundamental, e curso para pais ou responsáveis, professores e o vasto entorno social, na construção de conhecimentos para a intervenção nas escolas, família e na comunidade.
 
O PROERD consiste em uma das ações que compõem as políticas públicas estaduais sobre drogas e violência no Paraná, e trabalha na perspectiva da prevenção primária em segurança pública, no espaço privilegiado das escolas. Só no Paraná, 1.099.600 jovens já foram formados, e espera-se aumentar este número a cada ano.
 
Como é desenvolvido o Programa
 
PROERD para quintos  anos do ensino fundamental
 
O Programa oferece linguagem acessível à faixa etária que se direciona, por meio de uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo. Um ponto de grande relevância na aplicação do PROERD reside no vínculo afetivo que o Instrutor, também denominado de Educador Social, desenvolve com os alunos, em função da relação pedagógica e da aproximação proporcionada pelo policial-militar em sua atividade de docência.
 
As atividades foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na faixa etária que se encontram, e neste contexto pode ser incorporada como parte integrante do currículo, oferecendo assuntos como saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outros pertinentes.
 
As lições do PROERD ensinam as crianças e adolescentes a reforçarem a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões dos companheiros e da mídia, além de desenvolver conceitos de cidadania. Assim, foi desenvolvido um currículo próprio que contém doze lições para alunos que se encontram nos quintos anos do ensino fundamental, respeitando as necessidades de desenvolvimento psicológico e maturacional dos alunos, conforme a síntese genérica do conteúdo das lições:
 
§ Adquirir as habilidades e conhecimentos para reconhecer e resistir à pressão dos companheiros ou grupos quando do oferecimento de álcool, cigarros ou outras drogas;
§ Desenvolver a auto-estima;
§ Aprender técnicas de como ser seguro;
§ Maneiras de dizer não às drogas;
§ Aprender alternativas positivas ao uso de drogas;
§ Aprender a lidar com o estresse e resolver conflitos;
§ Resistir ao envolvimento com gangues;
§ Redução da violência;
§ Como lidar com o Bullying, não praticar e conviver harmoniosamente com os colegas;
§ Consequência dos atos de vandalismo e violência;
§ Aprender a tomar decisões;
§ Construir habilidades de comunicação;
§ Noções de cidadania.
 
PROERD para pais ou responsáveis
 
É desenvolvido em 5 encontros de aproximadamente duas horas. É direcionado a pais ou responsáveis. Tem por objetivo:
§ Preparar adultos para que possam orientar adequadamente seus filhos ou outras crianças e adolescentes de suas famílias, quanto aos perigos do uso de drogas;
§ Transmitir valores importantes que servirão de alicerce para a sustentação do caráter dos jovens no futuro;
§ Mostrar que o ponto de apoio das crianças e adolescentes está, e sempre esteve, na família, e que ela é o principal instrumento de mudança.
 
PROERD para séries iniciais do ensino fundamental
 
É direcionado às séries iniciais do ensino fundamental, às crianças que estão em fase de alfabetização. Os temas são variados e dispostos em cartazes ou painéis, com desenhos coloridos que atraem a atenção da criança. O policial ensina sobre segurança pessoal, cuidados para evitar acidentes domésticos, perigos em manusear produtos de limpeza, segurança no trânsito, atenção ao atravessar ruas e sobre a importância do uso do cinto de segurança e do assento elevado. Tudo em uma linguagem apropriada à faixa etária.
 
* Texto: Assessoria PROERD
 
           

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.