03/02/2011

Gêneros diferentes, potencialidades diferentes

Estudo realizado com alunos de 15 anos, em 65 países, demonstrou que as diferenças de gênero podem ser observadas no desempenho escolar. Segundo o levantamento feito pelo  Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), em 2009, as meninas brasileiras se destacam em leitura e os meninos têm mais interesse em Ciências e Matemática.
 
Explorar as diferenças de potencialidades é um dos principais desafios dos professores, que além de ficarem atentos aos interesses dos jovens também precisam estimular habilidades diferentes. Uma das opções é o ensino colaborativo, como os grupos de estudos, que une alunos dos dois sexos o que promove o intercâmbio de capacidades entre os estudantes.
 
Outro fator que determina o resultado da pesquisa são as questões culturais que permeiam todo o processo educacional, não só na escola, mas também no ambiente familiar. De acordo com especialistas, os pais precisam estimular e oferecer uma formação diversificada aos filhos, sem restringir os afazeres domésticos às meninas ou somente destinar as atividades técnicas aos meninos.
 
Confira aqui a reportagem de Carolina Gabardo Belo, para a Gazeta do Povo, e o resultado da avaliação feita pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos.