05/10/2012

Formatura do 98FM nas escolas certifica alunos do Colégio Guatupê

Rádio, Instituto GRPCOM, professores, alunos e familiares celebram o sucesso do projeto 98FM nas Escolas

A última quinta-feira, dia 04 de outubro, foi de muita comemoração para os alunos do Colégio Guatupê, em São José dos Pinhais. Depois de aulas sobre expressão corporal, comunicação e estrutura da rádio, os “locutores-mirins” desenvolveram uma rádio para a própria escola. Realizado pela 98FM e pelo Instituto GRPCOM, o projeto 98FM nas Escolas tem como objetivo incentivar a expressão dos estudantes e praticar a cidadania ao envolver os alunos com a aprendizagem e a utilização dos materiais de rádio, de forma a potencializar os recursos que a escola já possui.

O evento contou com a participação da equipe 98FM e Instituto GRPCOM, além dos familiares que prestigiaram a entrega dos certificados aos estudantes.  Marislane Rolim, mãe de aluna, ficou satisfeita com o resultado, pois afirma que ele repercutiu também em casa. “Quando minha filha começou a participar do projeto, ela percebeu que para comemorar um resultado é preciso antes cumprir suas responsabilidades”, afirma. A diretora Mayra Andrade concorda. “Mesmo que tenha sido um projeto rápido, foi perceptível o autoconhecimento dos alunos com as oficinas de expressão corporal e comunicação. Eles serão semeadores dos projetos que desenvolveram e isto é uma alegria sem tamanho para cada um que participou”.
 
Ao abranger comunicação e educação na escola, o projeto abordou a estrutura técnica de uma rádio nas oficinas ministradas por Vagner Silva, bem como aspectos de comunicação e marketing. Além disso, contou também com dinâmicas trabalhando autoconhecimento, responsabilidades, trabalho em equipe e respeito, conduzidas por Giovani Cesconeto, diretor do Teatro Parque da Criança. Francisco Antonio Passerino, da equipe de sonoplastia da rádio, afirma que esse conteúdo desenvolvido permitiu mais respeito em sala de aula. “A vontade de aprender aliada a compreensão de responsabilidade fez com que já na segunda aula não houvesse mais pausa para pedir atenção, meta que os próprios alunos estabeleceram”.
 
Quanto ao assunto mais interessante, as opiniões são divergentes entre os alunos. Ellen Moraes gostou mais de sonoplastia e escolha musical; já Lucas Volpato garante que vai trabalhar com marketing pois gosta de criar. No entanto, independente da escolha dos próximos passos, João Santos, diretor da rádio, conclui “No lugar de ensinar a fazer rádio, a gente ensinou a se comunicar e respeitar a diversidade de opiniões”. Para fechar com chave de ouro, auxiliados pela equipe da rádio os alunos produziram um vídeo, confira no link da rádio!

     

 

      

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.