11/07/2016

FIEP/SESI renova parceria com o Ler e Pensar

A Gazeta do Povo e a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) renovaram na última quinta-feira (07) a parceria para o projeto Ler e Pensar nas 55 escolas do Serviço Social da Indústria (SESI/PR). A formalização contou com a participação de Edson Luiz Campagnolo, presidente da FIEP, Ana Amélia Filizola, diretora da Gazeta do Povo Jornais, José Antônio Fares, diretor superintendente do SESI/PR e Lilian Luitz, gerente de Educação do SESI/PR.

Este é o quarto ano da parceria, que beneficia 10.500 alunos e impacta 300 professores das unidades do SESI/PR. “Renovamos essa cooperação para que esses jovens façam a diferença para nosso Estado”, disse Campagnolo durante a reunião nesta manhã na FIEP. Para o diretor superintendente do SESI/PR, José Antônio Fares, o jornal tem sido uma ferramenta complementar ao conteúdo trabalhado em sala de aula e os assuntos discutidos não se restringem ao ambiente escolar, já que os alunos levam a informação para casa. “Democratizar a informação é fundamental para o desenvolvimento da educação”, ressalta.

A gerente de Educação do SESI/PR, Lilian Luitz, explica que o jornal em sala de aula leva a notícia de forma eficiente. O trabalho interdisciplinar é outro diferencial, já que o projeto permite trabalhar diversas temáticas dentro das oficinas de aprendizagem, colaborando para a formação de bons leitores. Com o acesso digital à Gazeta do Povo, o projeto Ler e Pensar passa a atender novas regiões e atinge um número maior de pessoas. “O conteúdo permite aos alunos compreenderem o mundo e o entorno onde vivem. Não importa a forma, seja no impresso ou no digital, estamos onde nossos leitores estão. Se agora essa geração é digital, estamos fortemente no digital”, acrescenta Ana Amélia Filizola.

Ana Gabriela Simões Borges, superintendente do Instituto GRPCOM, também comemorou a renovação da parceira. "Juntas, as metodologias e propostas pedagógicas do Ler e Pensar e dos Colégios SESI são sinônimo de sucesso! Mas para nós do Instituto GRPCOM a parceria com o SESI – que já dura 4 anos – vai além de desenvolver um projeto. Temos os mesmos propósitos e valores e acreditamos no poder transformador da educação. Que venham muitos anos de parceria pela frente".

Desde que foi criado, em 1999, o Ler e Pensar – desenvolvido pelo Instituto GRPCOM e Gazeta do Povo – já beneficiou mais de um milhão de alunos, professores e pessoas nas comunidades onde está presente. Atualmente o projeto conta com 62 municípios engajados e oferece assessoria pedagógica aos educadores, por meio de programa de formação continuada com certificação, atividades pedagógicas, eventos culturais e materiais didáticos. 

Por suas atividades diversificadas, relevância de resultados e tantos casos de sucesso, o Ler e Pensar já foi reconhecido com premiações nacionais e internacionais. Em 2011, conquistou o Prêmio Mundial de Jovens Leitores, organizado pela Associação Mundial de Jornais (WAN), na categoria Newspaper in Education. Em 2014 foi premiado mais uma vez internacionalmente pela Associação Mundial de Jornais (WAN-INFRA), no Prêmio Mundial Jovens Leitores na categoria Enduring excellence. Em 2015, ocupou o 2º lugar na categoria Best Public Relations or Community Service Campaign, INMA Awards 2015, promovido pela International News Media Association.