18/12/2013

Festival Roda Aí! encerra primeira edição do projeto

O Festival Roda Aí! agitou a Cinemateca de Curitiba na noite desta terça-feira (17). O evento marcou o encerramento da primeira edição do projeto Roda Aí!,  realizado pela RPC TV em parceria com instituições de ensino e Instituto GRPCom. A iniciativa visa fomentar a produção audiovisual no Estado, a profissionalização e integração entre estudantes e o mercado audiovisual.

Noventa e um alunos da Universidade Positivo, Tuiuti, Colégio Medianeira, Colégio Estadual do Paraná e Unila-Foz participaram do projeto. Durante o festival, eles receberam certificados de participação e troféus. Também foram premiados os oito melhores curtas produzidos pelos alunos e escolhidos dois que serão exibidos pela ÓTV. Os filmes "Reticências", feito por alunos da Universidade Positivo, e "Romances de Escada Rolante", da Universidade Tuiuti, serão exibidos pelo canal a cabo.

A ÓTV fez a cobertura ao vivo do evento. Confira a gravação.

Conheça os premiados em cada categoria:

– Melhor cena com tecnologia retrô

Nesta categoria, o vencedor foi "Reticências". Em cena, o filme apresenta uma senhora escrevendo em uma máquina de escrever. Nada mais justo que reconhecer o uso da tecnologia ancestral dos computadores.

Conheça o grupo de alunos

– Melhor enigma

Em "Fausto y la Soledad", realizado por alunos da UNILA, vemos um confronto cheio de densidade entre Fausto e seus fantasmas. "Fausto y la Soledad" foi campeão invicto na categoria dos enigmas.

UNILA conta com alunos de várias nacionalidades

= Consciência Ambiental: Melhor uso consciente da água

O curta da galera do Colégio Estadual do Paraná, "A Gota d'Água" derramou alguns litros do líquido. Mas tudo de forma consciente, já que o motivo foi nobre.

– Melhor corte

Em edição de filmes, o corte é o trabalho de seleção do que vai para a versão final do filme. Mas, no Roda Aí!, não é bem isso: é "o fora" do filme "Romances de Escada Rolante", realizado por estudantes da Universidade Tuiuti do Paraná.

Conheça os alunos que realizaram o curta

– Melhor Queda: Uso da Lei da Gravidade

A gravidade é uma força que reina sobre todos nós. Em "O Último Dia de Aula", dos alunos do Colégio Medianeira, vemos uma cena de uma queda retumbante. Não teve para ninguém.

Conheça o grupo de alunos

– Revelação

Não, não é bem isso que você está pensando. Em Revelação, o Roda Aí! reconhece o talento de uma muito convincente cena de revelação de um filme, de verdade. Filme daqueles de revelar. O vencedor foi o curta "A Lenda da Igreja de São Benedito", dos alunos da Universidade Positivo.

Saiba quem são os integrantes desse grupo

– Melhor cena com catástrofe climática

Choveu para valer no curta de terror "Aquello que no era", de estudantes da UNILA. A gente precisou reconhecer esse belo exemplo de como usar as intempéries da natureza a favor da sétima arte.

Estudantes criaram blog para divulgar o curta

– Melhor beijo

Com tantas histórias românticas, não poderia faltar algo que reconhece as cenas mais apaixonadas. O prêmio de Melhor Beijo foi para o curta "Terminal", dos alunos da Universidade Tuiuti. O comentário geral é de que o beijo foi de novela!

Saiba quem são os alunos de "Terminal"

Roda Aí!

A primeira edição do projeto começou em abril e seguiu até novembro com uma carga horária de 38 horas. Os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver filmes curta-metragem com o apoio da equipe da RPC TV . Foram nove palestras e 40 diárias de gravação.

Saiba mais sobre projeto. Clique aqui e visite o site.

 

Foto: Roger Santmor/RPC TV