21/06/2012

Feiras da Paz mobilizarão cidades do Paraná

Ação quer resgatar a cultura da paz e diminuir a violência por meio da união das pessoas e de atividades culturais e de lazer

Autor: Louise PereiraNos dias 29 e 30 de junho, nove cidades do Paraná receberão a Feira da Paz, uma ação comunitária que busca estimular ações que reflitam a cultura da paz e que leva atividades educativas, culturais e de lazer à população. O evento é uma iniciativa do Sesi Paraná em parceria com o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e com a comunidade dos locais onde serão realizadas as feiras.

Os eventos acontecerão simultaneamente em Curitiba, Rio Branco do Sul, Ponta Grossa, Guarapuava, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina. A ideia é movimentar comunidades de todo o estado para pensarem em como reduzir a violência nas cidades e desenvolverem ações que despertem a consciência dos danos físicos, mentais e verbais causados pelos diversos tipos de violência, agregar valor aos movimentos sociais estimulando a cidadania, estimular o fortalecimento pessoal e social e desenvolver processos educativos e socializadores nas localidades.

Cada localidade onde acontecerá a feira terá uma programação específica com atividades que prestigiem os talentos locais, como grupos culturais, serviços, oficinas de artes, recreação e educação para a paz. Todas as nove feiras do estado contarão com a "Árvore da Atitude", onde serão penduradas intenções da comunidade para diminuir a violência no local – o que cada pessoa poderá fazer individualmente pela paz. Outra ação em comum em todas as feiras será o abraço coletivo pela paz, quando os moradores dão as mãos em torno do local do evento pedindo o fim da violência.

Em 2011 foi realizada a primeira Feira da Paz na Vila Sandra, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), em parceira com a Associação de Moradores das Moradias Zimbros. No final de março deste ano, a comunidade da Vila Sabará, também na CIC, recebeu a Feira da Paz em parceria com associação "Amigos do Sabará", Sesi e GRPCOM. Para mais informações sobre o evento, entre em contato com Karin Bruckheimer pelo telefone (41) 3271-7498 ou pelo e- mail karin.bruckheimer@sesipr.org.br.

*Texto: FIEP/Redes de Desenvolvimento Local

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.