02/07/2012

Feira da Paz estimula moradores na prática de cidadania

Dez cidades do Paraná receberam a Feira da Paz nesse final de semana, uma iniciativa do SESI e GRPCOM com a realização dos moradores

Nos dias 29 e 30 de junho, a paz foi traduzida de diversas maneiras em 10 cidades do Paraná. Pintura, música, leitura, apresentações culturais e serviços de cidadania são diferentes formas de dizer não a violência e isso esteve presente na Feira da Paz. Foram dois dias com palestras, oficinas, passeatas, recreação, ações de saúde e atividades voltadas à conscientização do que é ser cidadão.

Em Foz do Iguaçu, moradores da Vila C puderam aproveitar os serviços oferecidos, como emissão da carteira do SUS, distribuição de plantas medicinais, vacinação de cães e gatos e muito mais. No dia 29 a programação iniciou às 14 horas com a abertura da Banda do 34º Batalhão. Já no sábado as atividades aconteceram durante todo o dia, com ações na área de saúde, atividades de escotismo e apresentações culturais.

Os moradores de Londrina curtiram uma tarde de sol na Praça dos Expedicionários. Lá as atividades incluíram alongamento, dança e palestras. A novidade foi que as crianças trocaram armas de brinquedo por gibis.

A feira da paz tem apoio do SESI e do GRPCOM, mas foram os moradores que se mobilizaram para a organização da feira. Rafaela Martinon, do Instituto GRPCOM concorda “Essa comunidade está de parabéns, pois há várias atrações e é um trabalho da própria comunidade”. Destaque também para árvore da atitude, cujas folhas eram dicas escritas pelos moradores do que fazer para o bem do meio ambiente.

 Na manhã de sexta-feira aconteceu a feira no Parque das Palmeiras, em Maringá, com palestras sobre cuidado com animais, empreendedorismo e educação fiscal. O sábado contou com diversas apresentações culturais, com músicas de MPB, Dança de Rua e Grupos Folclóricos. Além disso, a comunidade aproveitou os serviços de Orientações Jurídicas, Higiene Bucal, Diabete, Pressão e feira de doação de animais. Na Escola Municipal São Pedro e Colégio Estadual Dulce Maschio, em Guarapuava, foram realizadas palestras para pais e alunos, além da Blitz da Paz. Com a prestação de serviços no dia 30, aproximadamente 5 mil pessoas participaram das atividades da Feira da Paz.

Serviços em Maringá

Em Umuarama, a feira aconteceu no Parque Industrial e, no sábado, as crianças mostraram cartazes sobre a Paz durante a caminhada. O destaque da feira ficou por conta da oficina de sais de banho, ministrada por adolescentes do próprio bairro que aprenderam na Unipar e ensinaram os interessados. Outra palestra que despertou atenção foi a de brinquedos recicláveis, feitos com garrafas pet. O evento contou também com o ônibus de avaliação bucal, onde as crianças aprendiam a maneira correta de escovar os dentes e, após a avaliação, ganhavam uma escova dental. 

Feira da Paz em Umuarama

O evento teve um total de 10 mil pessoas em Curitiba, Londrina, Maringá, Apucarana, Umuarama, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, Rio Branco do Sul e Ponta Grossa.

 

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.