07/12/2012

FAE entrega mais cinco trabalhos do Serviços e Cidadania

Alunos da graduação apresentaram Planos de Comunicação Integrada de Marketing às cinco ONGs encaminhadas pela parceria com o Instituto GRPCOM

As professoras Annelore Spieker de Oliveira Finger e Mauren Tosin de Oliveira não tiveram muitas dificuldades para encontrar organizações que servissem de cases reais com as quais seus alunos da disciplina de Comunicação Integrada de Marketing pudessem trabalhar. Graças à parceria estabelecida entre a FAE e o Instituto GRPCOM, via Serviços e Cidadania, num período curto de tempo foi possível conseguir cinco organizações interessadas no projeto. O passo seguinte foi viabilizar que cada ONG apresentasse seus projetos aos alunos que, divididos em grupos, tiveram pouco mais de 16 horas-aula entre captar o briefing, desenvolver o plano e apresentar a campanha pronta para a ONG. “Sem a parceria do Instituto GRPCOM, não seria possível oferecer este tipo de serviço, pois o tempo para a busca e seleção das ONGs não permitiria a viabilidade da ação”, admite a professora Mauren.  

De acordo com a professora Annelore, que teve três turmas participando do processo, o principal ponto positivo foi poder oferecer um case real para seus alunos, experiência que eles nunca tinham tido na faculdade até então; e que essa experiência tenha sido justamente com o Terceiro Setor, que é tão desconhecido da maioria. “[O Serviços e Cidadania] É uma iniciativa que falta no mercado e ainda possibilita aproximar parceiros que, antes, talvez, não soubessem como ajudar. Ainda ajuda os alunos a terem uma visão real do mercado adicionada à questão do trabalho para o Terceiro Setor”, elogia a professora.
 
Satisfação dos clientes
 
Para as ONGs que participaram do projeto, os resultados também foram satisfatórios. “Tivemos a oportunidade de repensar a nossa pratica, cada ideia apresentada contribuirá significativamente para que pensemos em novas formas de atingir públicos maiores”, avaliou a representante da Associação de Assistência à Mucoviscidose no Paraná, Tatianne Brito. “Cada equipe preparou um plano diferente, criativo, sistematizado e factível, entregando-os por escrito. Foram muitas sugestões diferentes que mostraram o empenho e dedicação de todas as equipes”, afirmou Êrica Nickel, da Agência Nacional de Mobilidade (ANAMOB).
 
Maria Eliane da Silva, do Instituto Não Violência, acredita que com um prazo maior teria sido possível qualificar melhor os projetos, mas entende que se tratou de uma excelente oportunidade para os estudantes exercitarem o aprendizado teórico e para o INV envolver mais pessoas e conhecer mais possibilidades de ações. Já Guilherme Dombrowski, da Socorro aos Necessitados, muito elogiado pela professora Annelore pela atenção que deu aos estudantes, garantiu que muitas ideias sugeridas serão colocadas em prática na ONG em que trabalha. “Os grupos apresentaram ótimas ideias: melhor utilização das redes sociais, atualização do site, buscar e utilizar novas ferramentas da internet, além de ações externas para divulgar mais o Lar dos Idosos”, explicou.
 
Por fim, a Escola de Educação Especial Nilza Tartuce também avaliou de maneira muito positiva as ideias sugeridas pelos alunos da FAE. As representantes Ana Maria e Silvânia chegaram até a se emocionar durante a apresentação das alunas, na manhã do dia 21 de novembro. “As propostas buscam alinhar comunicação e fortalecimento da marca, reconhecendo o potencial da pessoa com deficiência intelectual”, explicaram. Para elas, o trabalho impactará de maneira substancial no planejamento para 2013, quando começarão as comemorações para os 50 anos da ONG. “Foi uma ação bem sucedida, pois havia uma demanda da Escola Nilza Tartuce e o Instituto GRPCOM viabilizou a parceria de forma assertiva, contatando uma organização em condições de atender plenamente a solicitação”, concluíram.
 
Abaixo, algumas fotos das apresentações: 
 
 
 
 
 
 

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.