27/09/2011

Eventos marcam dia internacional da Não-Violência

Projeto Não-Violência realiza várias atividades em escolas públicas de Curitiba e região

O Projeto Não-Violência (PNV), por meio do Programa Tribos da Paz, promoverá na primeira semana de outubro os Festivais de Talentos da Não-Violência em três escolas parceiras. O objetivo é comemorar o Dia Internacional da Não-Violência, celebrada em 02 de outubro. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas em homenagem a Mahatma Gandhi, nascido neste dia no ano de 1869, na Índia.
 
O programa Tribos da Paz visa estimular o protagonismo juvenil em adolescentes de 13 a 17 anos. Há dois meses estão sendo desenvolvidas oficinas com temáticas relacionadas a não-violência, e capacitações em rádio comunitária e meio ambiente para que, a partir destas linguagens, os estudantes possam mobilizar os demais alunos da escola numa campanha contra a violência na escola.
 
O Festival de Talentos inclui apresentações artísticas de música, desenho, teatro e dança baseadas nos conceitos da cultura da paz. A proposta é que todos os alunos das escolas participem ou se inscrevam em alguma das categorias do festival, participem como jurados das apresentações ou ainda como plateia, promovendo um grande encontro que desperte o interesse pelo conhecimento de valores que norteiam ações de paz. Por exemplo, os alunos poderão se inspirar em líderes pacíficos mundialmente conhecidos (como Gandhi e M. L. King) e apresentar esquetes com falas destes ícones aos demais alunos (ver fotos das edições anteriores).
 
Confira o cronograma dos festivais:
03/10 (tarde) – Escola Municipal Azurea B. Belnoski (Araucária)
04/10 (manhã) – Colégio Estadual Roberto Languer Jr (Alto Boqueirão – Curitiba)
06/10 (manhã) – Colégio Estadual Doracy Cezzarino (Parolim – Curitiba)
11/10 (manhã) – Colégio Estadual Lúcia Bastos (Alto Boqueirão – Curitiba)
 
O Projeto Não Violência, instituição parceira do IGPRCOM, é uma ONG que atua com a missão de “Desenvolver e fortalecer uma cultura de não-violência por intermédio das escolas”. O PNV promove ações de caráter educativo e preventivo em escolas da rede pública de ensino desde 1998.

 

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.