25/10/2010

Eventos do Ler e Pensar no Teatro Guaíra mobilizam escolas do Paraná

 
O último dia 19 de outubro teve palestras, emoção e reconhecimento. No Teatro Guaíra, em Curitiba, o projeto Ler e Pensar comemorou o Dia dos Professores com duas palestras e uma homenagem feita por um coral, lançou um livro e revelou os vencedores do Concurso Cultural Ler e Pensar. No dia seguinte, no mesmo teatro, foi a vez das crianças vibrarem com o espetáculo “A Arca de Noé” e conhecerem o nome escolhido para batizar a mascote do projeto Ler e Pensar: Gazetito.
 
A organização de ambos os eventos exigiu muito empenho da equipe do Instituto RPC, mas todos ficaram satisfeitos. Os professores elogiaram a oportunidade de ouvir Tania Zagury e Geraldo Peçanha falar sobre auto-estima e o papel do educador; e assistiram à apresentação do coral infantil Gato na Tuba, da Associação Beneficente São Roque, que promove a inserção social de crianças do Guarituba, em Piraquara.
 
Além disso, os professores ainda receberam, de presente, um exemplar do livro Leitura: o mundo além das palavras. Organizado pela equipe do Instituto RPC, trata-se do primeiro livro do projeto Ler e Pensar, fruto justamente desse trabalho que, há mais de uma década, vê a leitura como um dos principais elementos para a melhoria da educação. Lançado no próprio dia 19, o livro relaciona práticas desenvolvidas em sala de aula com ensaios escritos por especialistas, reunindo temáticas tão inovadoras quanto desafiadoras.
 
Entre os mais de 2 mil professores presentes, o sentimento parecia ser um só: alegria por ser um “Mestre do Ler, do Pensar e do Viver”. Confira os premiados nas três categorias do Concurso Cultural Ler e Pensar:
 
Categoria Prática Pedagógica
Elenice da Cruz Gonçalves, da Escola Rural Municipal Santa Bárbara de Cima, em Palmeira
Fabiane Aparecida Negoseki Pampú, da Escola Rural Municipal Professor Alfredo José Eichel, em São José dos Pinhais  
Sandra Regina Tissot do Herval Silva, da Escola Municipal Papa João XXIII, em Curitiba
 
Categoria Mobilização Ler e Pensar
Escola Municipal Antonio José de Carvalho, em Campina Grande do Sul
Escola Municipal Professora Leovanil Camargo, em Tijucas do Sul
Escola Municipal Queimadas, em Palmeira
 
Categoria Compromisso Ler e Pensar
Secretaria Municipal de Educação de Bituruna
Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande do Sul
Secretaria Municipal de Educação de Jaguariaíva
 
Gazetito e Arca de Noé
 
Os mais de 4 mil estudantes presentes no evento em comemoração ao Dia das Crianças do Ler e Pensar souberam, em primeira mão, o nome da mascote do projeto. O batismo aconteceu antes da peça A Arca de Noé, da Companhia Teatro Parque da Criança, e deu início a um bonito espetáculo destinado aos estudantes do projeto Ler e Pensar.
 
Gazetito, o nome escolhido, foi sugerido pela estudante Thaisa Beatriz Ribeiro de Lima, de 7 anos, da Escola Rural Municipal Jaguatirica, de Campina Grande do Sul. Ela foi orientada pela professora Lia Aurélia de Oliveira Melo. “Gazetito tem tudo a ver com a Gazeta do Povo”, justificou Thaisa. “Nunca vou esquecer esse dia, estou muito emocionada”, completou ela.