23/05/2011

Estados projetam controle de emissão de gases e poluição sonora

Para não comprometer a qualidade do ar, veículos deverão passar por um sistema de inspeção

 
Nos próximos meses, o controle das emissões de gases e poluição sonora emitidos pelos veículos ficará mais rígido no Paraná. O governo deve apresentar até junho um Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV), obrigatório para todos os estados brasileiros.
 
Além de conter um diagnóstico das emissões, o plano também deverá apresentar as soluções que os estados pretendem adotar – a inspeção veicular é uma das propostas, prática já adotada na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro e que precisa ser iniciada até abril de 2012, segundo resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
 
Caso a inspeção veicular seja implantada no Paraná, o projeto piloto será realizado na região metropolitana de Curitiba, local que registrou maior aumento na frota de veículos entre 2009 e 2010. E também é a região que mais ultrapassou os limites tolerados de poluição atmosférica, comprometendo a qualidade de ar e causando problemas de saúde na população, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em setembro do ano passado.
 
Para saber mais sobre o assunto, clique aqui e confira a reportagem de Marcus Ayres para o Jornal Gazeta do Povo.
 
 
 

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.