27/04/2011

Escolas brasileiras não conseguem manter alunos em sala de aula

Evasão escolar atinge quase três milhões de estudantes anualmente

Quando se pensa em educação de qualidade no Brasil, não basta pensar em boa infraestrutura e melhores professores. É necessário pensar como manter os alunos em sala de aula, atender as expectativas e oferecer um bom ensino fundamental. Os números da evasão escolar são expressivos: 6,9% no ensino fundamental e 10% no ensino médio.
 
Entre os motivos apresentados para o abandono da escola entre os jovens entre 15 e 17 anos estão a falta de interesse, necessidade de trabalhar, falta de transporte, escola distante ou doença. Nessa faixa etária a evasão piora em regiões ricas, por causa das oportunidades de trabalho, o que diminui a motivação do aluno. Uma solução seria a educação profissional, ou ensino técnico, que concilia aprendizado, trabalho e menor prazo.
 
O suporte familiar também é muito importante no aprendizado, principalmente a renda familiar e o nível de educação dos pais. É necessário convencer os estudantes de que vale a pena estudar e estudos comprovam que a educação é a principal forma de ingresso às classes de rendas mais altas, que as chances de emprego aumentam e o salário aumenta 15% a cada ano de estudo finalizado.
 
Confira aqui a reportagem completa de Mauri König para o jornal Gazeta do Povo.
 
 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.