Quando se pensa em educação de qualidade no Brasil, não basta pensar em boa infraestrutura e melhores professores. É necessário pensar como manter os alunos em sala de aula, atender as expectativas e oferecer um bom ensino fundamental. Os números da evasão escolar são expressivos: 6,9% no ensino fundamental e 10% no ensino médio.
Entre os motivos apresentados para o abandono da escola entre os jovens entre 15 e 17 anos estão a falta de interesse, necessidade de trabalhar, falta de transporte, escola distante ou doença. Nessa faixa etária a evasão piora em regiões ricas, por causa das oportunidades de trabalho, o que diminui a motivação do aluno. Uma solução seria a educação profissional, ou ensino técnico, que concilia aprendizado, trabalho e menor prazo.
O suporte familiar também é muito importante no aprendizado, principalmente a renda familiar e o nível de educação dos pais. É necessário convencer os estudantes de que vale a pena estudar e estudos comprovam que a educação é a principal forma de ingresso às classes de rendas mais altas, que as chances de emprego aumentam e o salário aumenta 15% a cada ano de estudo finalizado.
Confira aqui a reportagem completa de Mauri König para o jornal Gazeta do Povo.