22/09/2011

Equipe do Ler e Pensar participa de evento sobre educação integral

Debate reuniu mais de dois mil educadores em Curitiba

Na segunda-feira (19/09), a equipe do projeto Ler e Pensar, do IGRPCOM, participou da 1º Conferência Municipal de Educação de Curitiba. O evento reuniu cerca de dois mil educadores, das redes municipal e estadual de ensino, escolas particulares e outras instituições envolvidas com atividades educativas.
 
Esteve presente a secretaria de educação, Liliane Casagrande Sabbag, que estimulou que os professores pensar e avaliar suas práticas com vistas à construção de um novo projeto político-pedagógico. E o professor Miguel Arroyo, que falou sobre a educação em período integral.
 
As discussões examinaram as necessidades do aumento de carga horária das escolas, como o fato de as crianças terem um espaço para viver sua infância e ter seu direito garantido. Além disso, também é importante evidenciar que uma das justificativas para o aumento de tempo na escola é a demanda popular. Afinal, as famílias que não ficam muito tempo em casa precisam de um lugar que garanta os direitos de ensino, convivência e proteção aos seus filhos, enquanto os pais lhe asseguram o direito de viver e alimentar-se.
 
Tendo em vista a atuação vasta do projeto Ler e Pensar, tanto em atividades de turno como contra turno escolar, Everton Renaud e Fernanda Martins, da equipe do projeto, marcaram presença no evento e acompanharam as discussões. Diante da fala de Arroyo, que afirmou que o tempo do “extra turno” não é o mesmo do turno, surgiu um questionamento acerca de quem é o professor que vai trabalhar neste “novo tempo” (o extra turno).
 
“O questionamento é profundo, pois desde os cursos de formação de professores, eles são preparados para atuar no turno, e não têm o mesmo preparo e consciência de quem trabalha no contra turno”, afirma Arroyo. Segundo ele, ainda é necessário e ao mesmo tempo imprescindível, integrar esses dois tempos, e integrar os dois tipos de educadores.
 
 
 
 

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