“A vida é igual andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio é preciso se manter em movimento.” A famosa frase é do autor da teoria da relatividade, Albert Einstein. Assim como o mundo e as pessoas, a educação também não é imóvel. Atualização constante e um olhar voltado para o futuro é o que a equipe do projeto Ler e Pensar busca ao se relacionar com projetos voltados para a inovação na educação. Confiram algumas das últimas ações realizadas pela equipe do Ler e Pensar (LeP):
Palestra com António Nóvoa, doutor em educação e reitor da Universidade de Lisboa
“A Educação e uma visão ampla de mundo”. Esse foi o tema da palestra do professor, realizada no Campus da Indústria do Sistema Fiep, no dia 15 de agosto. Nóvoa defende que a educação é condição necessária para o desenvolvimento, mas não promove por si só este movimento. Durante sua fala, o professor deixou explicita a importância de uma nova organização da educação – menos enciclopédica e mais voltada ao conhecimento das linguagens do mundo.
A palestra de Nóvoa encantou todos os 250 profissionais presentes no evento e também corroborou o pensamento da equipe LeP em relação a que tipo de transformações queremos na educação. Nosso projeto, com certeza, está inserido nessa nova forma de pensar conhecimento, instituição escolar e sociedade.
Visita e acompanhamento na Escola Atuação
Jornal como ferramenta multiplataforma em sala de aula? Temos sim! A equipe do Ler e Pensar visitou a Escola Atuação, em Curitiba, para conhecer o trabalho da professora Ediane Carvalho, regente do 5º ano, em uma aula de produção de texto que contou com o uso do jornal Gazeta do Povo e com a metodologia de Educomunicação do Ler e Pensar.
Além de acompanhar o trabalho do 5º ano, nossa equipe aproveitou para conversar com a professora Ediane e alguns alunos. Leia mais sobre o trabalho dela na nossa coluna semanal na Gazeta do Povo: http://www.gazetadopovo.com.br/ler-e-pensar
Grupo de Educadores do Google (GEG) – 1º Encontro de Curitiba
Compartilhar experiências inovadoras em educação. Esse é o objetivo do Grupo de Educadores do Google, o único ativo de Curitiba e um dos 430 que existem pelo mundo. Os GEGs oferecem uma plataforma para os educadores colaborarem uns com os outros, permitindo que eles troquem ideias e ajudem colegas a atender melhor às necessidades dos alunos com soluções do Google. As atividades do GEG acontecem on-line e off-line. No espaço on-line os educadores podem discutir juntos e conhecer uns aos outros por meio do Google+. Eventos e workshops off-line, realizados pelo menos a cada 90 dias, são uma forma de aprendizado e compartilhamento presencial. Educadores aprendendo, capacitando e inspirando outros educadores é uma maneira de mudar nosso olhar sobre as ferramentas, alunos e escola.
Para saber mais, acesse: https://www.google.com/intl/pt-BR/landing/geg/
Hackathon 2017 – SINEPE/PR
Doze equipes, que trabalharam por 36 horas seguidas, se reuniram nos dias 19 e 20 de agosto para o 1º Hackaton organizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (SINEPE/PR). A superintendente do Instituto GRPCOM, Ana Gabriela Simões Borges, acompanhou o evento e se surpreendeu com a criatividade das equipes. “Genial a ideia de integrar as pessoas em grupos multidisciplinares para pensar soluções e inovações para a escola e a educação em geral. Em iniciativas como essas, todos saem ganhando”, afirmou. As equipes que disputaram a maratona foram formadas por especialistas de diversas áreas: design, tecnologia, educação e psicologia. Um Hackathon é uma maratona de inovação e o tema proposto pelo SINEPE foi: desenvolver formas de melhorar a educação.
Tags: Educação, Inovação, ler e pensar