17/06/2010

Envolva a Sustentabilidade no seu trabalho

Autora do livro “O MBA Sustentável: O Guia do Gerente de Green Business” dá oito dicas que podem ser incorporadas no dia-a-dia profissional.

Mesmo que o seu cargo não esteja diretamente relacionado com sustentabilidade, existem muitas maneiras de trazê-la para o seu trabalho. Por isso escrevi o livro "O MBA Sustentável: O Guia do Gerente de Green Business" – para oferecer ferramentas individuais que tragam a sustentabilidade aos ambientes de trabalho e promovam uma mudança nos negócios de dentro para fora.
 
Muitas vezes não percebemos o impacto positivo que podemos provocar com as decisões que tomamos no nosso cotidiano, seja como empregados ou consumidores – decisões que afetam tanto as empresas quanto o planeta.
 
A boa notícia: as possibilidades são infinitas! Muitos dos primeiros passos são simples. Outros vão exigir um pouco de inovação. Para começar, aqui estão oito maneiras para envolver a sustentabilidade e fazer a sua parte no ambiente de trabalho.
 
1. Envolva-se em programas "verdes" no escritório: Participe de atividades que já estão acontecendo em sua companhia, como a reciclagem ou programas de envolvimento dos funcionários. Se estes não existirem, comece um.
 
2. Olhe para a sua posição sobre a sustentabilidade da empresa: ela possui uma estratégia de sustentabilidade? Terá que produzir um relatório de sustentabilidade? Se não, dê uma olhada e veja como isso se relaciona com o seu trabalho. Se ele não tem uma estratégia, uma vez mais, por que não trabalhar para criá-la?
 
3. Dê uma olhada em suas próprias obrigações: Descubra maneiras de incorporar a sustentabilidade no que já está em sua descrição do trabalho e nos objetivos de sua equipe. Existem atividades onde você poderia cortar o desperdício? Envolva os seus fornecedores na ação.
 
4. Crie uma coalizão: fale com as pessoas na empresa para conectar-se com os outros que estão interessados ou já estão trabalhando em sustentabilidade. Converse com as pessoas fora para saber como elas estão trabalhando sobre a sustentabilidade nas suas próprias empresas.
 
5. Seja solidário com o trabalho que seus empregados ou seus colegas estão fazendo nesta área. Dê aos membros de sua equipe o tempo para explorar a sustentabilidade na empresa ou na comunidade. Use parte do seu tempo em ações voluntárias e conheça as iniciativas de sustentabilidade que estão acontecendo dentro e fora da companhia.
 
6. Partilhe a sua experiência: escreva artigos, fale em eventos e compartilhe suas vivências no trabalho com as questões da sustentabilidade, assim como os desafios que enfrenta e como são superados. Fale sobre as áreas que necessitam de mais atenção.
 
7. Seja positivo, critique de forma construtiva: ao invés de dizer que algo não vai funcionar, contribua com a discussão e trabalhe por meio de ideias para encontrar uma solução. Lembre-se: soluções de sustentabilidade precisam fazer sentido para os negócios.
 
8. Mantenha-se informado: olhe para as organizações profissionais ou outras que você já participa e veja o que elas estão fazendo nesta área.
 
As empresas estão empregando as pessoas que estão mais engajadas na área da sustentabilidade, assim, há mais e mais oportunidades de trabalhar de dentro para fora. Cada vez mais a sustentabilidade passará a fazer parte do trabalho de todos por isso é importante estar atualizado e consciente sobre as questões.
 
Giselle Weybrecht (Autora do livro "O MBA Sustentável: O Guia do Gerente de Green Business". Giselle trabalhou por muitos anos com as Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, incluindo a World Water Assessment, Programa das Nações Unidas na UNESCO, em Paris.)
 
Fonte: Agenda Sustentável (www.agendasustentavel.com.br)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.