06/10/2022

Ensinar mais ou ensinar melhor?

Projetos podem te ajudar a aproveitar o tempo de forma mais eficiente. 

 

Se você é professor(a), com certeza já teve aquela sensação de que para “dar conta” de todos os conteúdos do currículo, desenvolvendo as habilidades e competências gerais e específicas da BNCC, e ainda incorporando novas metodologias, uso de tecnologias e tudo mais que você vê por aí e tem vontade de tentar, precisaria do dobro de tempo em sala de aula, não é mesmo?  

Aí, quando aparece uma proposta diferente, algo que foge ao planejamento “basicão” do início do ano e sugere outra forma de trabalhar os conteúdos, o professor ou professora pode até ficar animado(a) com a ideia no princípio, mas toda essa boa vontade pode ir por água abaixo quando revê o número de aulas e a quantidade de conteúdo que ainda precisa ser trabalhado. Alguns professores pensam logo no início: “Mais trabalho? Não, obrigado!” e só de ouvir a palavra “projeto” já saem correndo! Afinal, se não dá tempo nem de fazer o “feijão com arroz” da sala de aula, que dirá sair por aí inovando.  

Mas… e se eu te disser que um bom projeto não apenas te ajuda a dar conta do “feijão com arroz” como pode te ajudar a aproveitar ao máximo o tempo em sala de aula? Se você está lendo esse texto, tenho certeza que acredita (pelo menos um pouquinho) nisso e já sabe dos inúmeros benefícios que o trabalho com Projetos proporciona, não é mesmo?! 

Vamos começar simplificando: projetos não são apenas aquelas iniciativas enormes, grandiosas e cheias de etapas complicadas. Para criar um projeto, basta que você identifique uma necessidade – um conteúdo no qual seus alunos estão com dificuldades ou um problema comportamental como o bullying, por exemplo –, estabeleça objetivos claros e alcançáveis, verifique os recursos que têm à disposição e planeje atividades adequadas aos seus alunos.  

As possibilidades são infinitas, mas a forma de fazer é bem mais simples do que parece. Os projetos dão mais protagonismo e autonomia aos estudantes, tornam as aulas mais dinâmicas e o aprendizado mais efetivo, além de permitir ajustes ao longo do percurso. Se um conteúdo está tomando muito mais tempo do que o previsto, um projeto de atividades diversificadas e mais participativas pode facilitar a compreensão dos alunos, que poderão expressar melhor suas dificuldades e aprender de forma ativa. 

Por exemplo: se você percebeu que seus alunos estão muito agitados e com dificuldades de prestar atenção às aulas (problema), pode criar um projeto para desenvolver a competência de autoconhecimento e autocuidado (objetivo). Se for professor de Educação Física ou puder trabalhar em conjunto com seu colega dessa área, pode propor atividades de meditação e incorporar a respiração lenta e ritmada na primeira aula do dia e/ou após o intervalo, como uma forma de desenvolver a autoconsciência dos alunos. Esse parece um projeto singelo, mas além de precisar de poucos recursos além da participação de alunos e professores, pode economizar muito tempo que teria sido desperdiçado com broncas, não é mesmo? 

E você não precisa criar tudo do zero e nem fazer tudo sozinho(a)! Projetos como o Ler e Pensar e o Televisando, do Instituto GRPCOM, são uma forma de se manter atualizado, conectado a professores que compreendem os seus desafios e se inspirar em práticas bem sucedidas para criar os seus próprios projetos. Assim, a corrente de boas ideias se multiplica e a educação se transforma. 

Então, no próximo ano, permita que os Projetos de Educação te deem o apoio e a formação necessária para identificar os desafios e aproveitar melhor o tempo que você compartilha com seus alunos na sala de aula. Afinal, se tem algo que aprendemos com a pandemia é que não podemos depender apenas desses momentos.  

Quer saber como elaborar um projeto do zero, mobilizar alunos e comunidade escolar e ainda entender como se dá o processo de avaliação nesse contexto, alinhando tudo aos conteúdos da sua rede e às competências e habilidades da BNCC? Fique de olho! No dia 10/10/22 o Instituto GRPCOM vai abrir uma nova turma para o curso “Gestão e Avaliação de Projetos: como fazer acontecer!”. Para participar, é necessário estar inscrito nos Projetos Ler e Pensar e/ou Televisando. Acesse mais informações sobre cada um deles clicando aqui. 

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