06/08/2010

Emissão de efeito estufa é desconhecida no Paraná

O estado do Paraná não sabe quanto contribui para o aquecimento global. A informação está ligada ao aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE), mas esse controle de emissões de poluentes não é feito no estado. No Brasil, sabe-se que 75% das emissões de dióxido de carbono são provenientes de alterações no uso da terra e de queimadas, principalmente em virtude do desmantamento da Amazônia e do Cerrado, principais biomas brasileiros. Isso possibilita que o governo federal saiba onde deve investir, se quiser atenuar o problema.
 
A reportagem de Aniela Almeida, publicada no jornal Gazeta do Povo, mostra que só agora foi encaminhado um projeto de lei para a Assembléia Legislativa, para a implantação da Política Estadual sobre Mudança do Clima, que estabelece um plano estadual para reduzir as emissões de GEE e implementar ações de adaptação. O artigo da Gazeta do Povo traz ainda uma calculadora, para que cada um possa estimar o número de árvores que devem ser plantadas para repor o CO₂ que consome.
 
Mais informações podem ser encontradas também no site http://www.forumclima.pr.gov.br e dúvidas podem ser tiradas pelo email forum.clima@sema.pr.gov.br.