16/05/2014

Edital Serviços e Cidadania: ONGs selecionadas começam a ser atendidas

Primeiro edital do projeto teve a inscrição de 25 organizações de Curitiba e região

As instituições do terceiro setor de Curitiba e região, inscritas no primeiro edital do projeto Serviços e Cidadania, do Instituto GRPCOM, já foram selecionadas. No total, 25 ONGs inscreveram pedidos solicitando serviços nas áreas de comunicação e gestão e 11 delas já estão com as demandas encaminhadas com parceiros do projeto.

Lançado em fevereiro deste ano, o edital é uma das estratégias que o Serviços e Cidadania buscou para aperfeiçoar o atendimento às ONGs. A mudança visa valorizar as demandas e qualificar o acompanhamento de cada serviço executado pelos parceiros do Instituto GRPCOM. O coordenador do projeto, Albert Estiarte, explica que é uma nova experiência na gestão do Serviços e Cidadania. “O intuito é gerar resultados ainda mais satisfatórios para ONGs e parceiros”, ressalta.

De acordo com Liana Weigert, responsável pelo atendimento às ONGs de Curitiba, nesse primeiro edital a maioria das solicitações foi para serviços na área de comunicação, principalmente campanhas de divulgação. “Mas também tivemos pedidos de apoio para criação de identidade visual, design de produto, elaboração de site e planejamento de comunicação”, cita. Na área de gestão, os pedidos variam entre planejamento estratégico e gestão de projetos.

Liana conta que a terceira etapa do edital, que é a fase de visitas às ONGs, já está acontecendo. “Vamos até algumas para identificar se o serviço solicitado no edital é realmente o mais adequado para aquele momento na instituição. É uma espécie de pré-consultoria e diagnóstico que tem o objetivo de indicar o melhor serviço para o desenvolvimento da ONG”, explica, ressaltando que alguns diagnósticos são feitos internamente, com base no histórico da ONG com o projeto.

Na quarta etapa acontece a intermediação entre a ONG e o parceiro que vai prestar o atendimento. “Essa visita tem o objetivo de apresentar a instituição e o parceiro para que se conheçam, entendam necessidades mútuas e combinem um cronograma de trabalho adequado para ambos”, completa.

O acompanhamento do serviço continua sendo feito pela equipe do projeto Serviços e Cidadania, que entra em contato periodicamente com ONGs e parceiros para verificar as necessidades de cada um.  Em paralelo aos serviços em andamento, a equipe do projeto continua fazendo o diagnóstico das demais instituições que fizeram pedidos e articulando parcerias para os atendimentos. 

A abertura do próximo edital está prevista para o segundo semestre deste ano.

Conheça algumas das parcerias que já estão encaminhadas:

 

 

 

 

 

ONG: Associação Comunitária Presbiteriana (ACP) – mantenedora do Ler Hermínia Schleder e Creche Miriam
Serviço: produção de vídeo institucional
Parceiro: Universidade Positivo

ONG: Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS) – mantenedora da Escola para Surdos.
Parceiro: Agência Megabox
Serviço: Design de produto

ONG: Instituto Tibagi
Serviço: identidade visual
Parceiro: Blu Comunicação

ONG: Pequeno Cotolengo
Serviço: planejamento de comunicação
Parceiro: Smartcom

Gestão Estratégica e Gestão de Projeto
Algumas ONGs que solicitaram serviços de gestão foram encaminhadas para participarem do curso intensivo de Gestão Estratégica e Gestão de Projetos, ofertado em parceria com o ISAE/FGV. Além da capacitação, elas receberão assessoria dos voluntários e alunos da instituição ao final do curso.

 

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.