Declare o Bem no seu Imposto de Renda
28 de março de 2023 | Declare o Bem no seu IR, Impulso
Sabia que você pode aproveitar a declaração do Imposto de Renda para fazer o bem? É isso mesmo! E nós do Instituto GRPCOM e da RPC, com a ajuda do Conselho Federal de Contabilidade, preparamos dicas pra te ajudar nessa empreitada. Você vai ver como é fácil!
Todos os anos os contribuintes brasileiros – Pessoas Físicas e Jurídicas, precisam fazer sua declaração de Imposto de Renda. E parte desse valor pode ser destinado a instituições sem fins lucrativos da sua cidade ou estado, para que desenvolvam projetos sociais de apoio à comunidade.
Se você tem Imposto de Renda a pagar, a doação será dedutível no valor a ser recolhido. Caso sua situação seja de imposto a restituir, a doação será somada à restituição.
Essa destinação é importantíssima para as instituições, já que a grande maioria delas só consegue existir através das doações; além de você, contribuinte, saber exatamente para onde seu imposto está indo, é claro!
Preparamos uma vitrine com Instituições parceiras do Programa Impulso que estão aptas a receber as doações via IR. Clique aqui para conhecer.
Mas quanto posso doar?
Segundo Maurício Gilberto Cândido, conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, fazer a divulgação da possibilidade de destinação é muito importante e todos podem disseminar essa informação.
Quanto às porcentagens de doação, ele explica que:
PESSOAS FÍSICAS podem destinar até 6% do seu imposto, sendo:
• 3% para o fundo da Criança e Adolescente e;
• 3% para o fundo do Idoso.
E as empresas – PESSOAS JURÍDICAS – que são tributadas pelo lucro real podem reservar, para fundos sociais, até 7% do seu IR, sendo:
• 4% para projetos da Cultura
• 1% para projetos de Esporte
• 1% para projetos para Criança e Adolescente
• 1% para projetos para Idosos
Se você vai declarar, aproveite para ajudar!
Declare o Bem no seu IR e ajude projetos das Organizações da Sociedade Civil (OSC) a ampliarem seu impacto.
Tags: declaração de imposto de renda, declare o bem, declare o bem no seu imposto de renda, declare o bem no seu ir, destinação de imposto de renda, doação no imposto de renda, imposto de renda, instituto grpcom, programa impulso