21/07/2015

Curso: ONG 4.0 – Inovação em Modelos de Gestão

As mudanças na economia e na sociedade têm apresentado desafios complexos que demandam novas capacidades e abordagens de liderança e gestão das ONGs. Os líderes são chamados a ampliar suas percepções acerca das possibilidades futuras para fomentar uma cultura de colaboração e inovação na organização, empoderando seus colaboradores com a mentalidade de promover soluções para os seus desafios estratégicos e atuar de forma mais integrada e coordenada com o sistema maior ao seu redor.

A ONG 4.0 se adapta e cria novos modelos de gestão para atender a dinâmica complexa da atualidade. Supera os modelos tradicionais de liderança e gestão, gerando sistemas e processos mais efetivos com coesão interna e externa. Busca proporcionar impactos sistêmicos e soluções inovadoras para as mais profundas demandas sociais.

Qual o objetivo?

O curso é para organizações interessadas em inovar seus modelos de liderança, gestão, projetos e impacto em seus setores de atuação e pensar formas sistêmicas e integradas de atuar com os demais atores. A cada encontro serão apresentadas novas teorias e metodologias onde os participantes atuarão em desafios individuais de suas organizações. Ao final, serão compartilhadas as transformações e mudanças organizacionais de cada participante e será feita uma análise de como ampliar e integrar as iniciativas e áreas de atuação das organizações presentes.

Como ocorrerá?

– Serão 6 encontros presenciais (todos das 9h às 17h, nas quintas-feiras):

– Agosto: 6 e 20

– Setembro: 03 e 17

– Outubro: 01 e 15

– Prazo para inscrição: 02 de agosto

– Máximo três pessoas por instituição (as vagas são limitadas), preferivelmente aquelas pessoas que tem responsabilidades na gestão da organização ou de projetos estratégicos;

– Nas datas não presenciais, os participantes serão estimulados a desenvolver uma série de práticas no seu trabalho que farão parte do curso;

– Os participantes receberão um certificado ao finalizarem o curso;

– O curso é sem custo para o participante.

O que será trabalhado?

            1.Desafios complexos das organizações – 6 de agosto

Apresentar as mudanças da economia e da sociedade a nível global, nacional e local e a implicação para as organizações da sociedade civil. Verificar como elas estão atuando com novas formas de acordo com os desafios da atualidade. A partir disso, identificar quais os desafios atuais das organizações participantes.

2. Liderar a partir do futuro que emerge – 20 de agosto

Refletir sobre o modelo mental dos líderes da organização para atuar como facilitadores que desenvolvem novos gestores na organização. Inovar no modelo de gestão de pessoas e equipes.

3. Transformação cultural da organização – 03 de setembro

Analisar modelos de gestão organizacional inovadores e compreender a importância dos valores e da cultura na organização. Fazer análise dos desafios nos sistemas de gestão e operação para inovar em modelos de gestão. Analisar o contexto da gestão democrática e transparência da organização interna e externamente.

4. Desenho de inovações sociais – 17 de setembro

Compreender novas abordagens de impacto social e criar inovações sociais, melhorando a relação com seus públicos através da empatia, interação e cocriação. Analisar novas formas de gestão de projetos e identificar um desafio de projeto para cocriar.

5. Ecossistemas de impacto – 01 de outubro

Compreender a relação com stakeholders e o mapeamento do ecossistema, percebendo interesses, influência e poder para mover da visão individual e fragmentada para um processo de coordenação e integração. Compreender as relações com políticas públicas e transformação setorial.

6. Evolução e integração – 15 de outubro

Apresentar os resultados das inovações e verificar de que forma internalizar essa prática e visão de gestão na cultura da organização. Perceber a complementaridade entre as organizações presentes e de que forma podem atuar sistemicamente para melhorar o terceiro setor como um todo ou mesmo em seus setores de atuação.

Onde ocorrerá?

Na Universidade Tuiuti do Paraná (Campus Barigui) – PIMENTA – Centro de Pesquisa, Inovação e Negócios – R. Sydnei Antônio Rangel Santos, 238, Santo Inácio – Curitiba, PR

Perfil dos facilitadores:

Diego Baptista – Fundador e Secretário Geral Fundador da ONG Sociedade Global e Consultor da NOZ Desenvolvimento e Cocriação em Sustentabilidade. Mestrando em Planejamento e Governança Pública pela UTFPR, Mestre em Gestão do Desenvolvimento pelo Centro de Formação Internacional da OIT, Especialista em Estratégia e Sustentabilidade Empresarial pela Unifae e Graduado em Relações Internacionais pela Unicuritiba. Possui experiência profissional internacional no programa de Empresas, Microfinanças e Desenvolvimento Econômico Local do CIF/OIT e atua desde 2008 na articulação e desenvolvimento de organizações, movimentos e redes locais e globais nos temas de educação para o desenvolvimento, liderança para a sustentabilidade, empreendedorismo social, desenvolvimento local e governança democrática. Foi professor de Relações Internacionais, participou da Rede Internacional da Carta da Terra e do Movimento Nós Podemos Paraná pelos ODMs e atuou na coordenação do Comitê Paranaense da RIO+20 pelo Fórum Permanente da Agenda 21 no Paraná. Ministra palestras e workshops em temas relacionados à juventude, educação, trabalho, liderança, empreendedorismo, sustentabilidade e terceiro setor. Atualmente é “Professor” (prefere o termo “facilitador”) nos cursos de Administração, Recursos Humanos e Publicidade e Propaganda em disciplinas como Empreendedorismo, Conhecimento e Inovação, Ética e Responsabilidade Social e Supervisor do Pimenta – Centro de Inovação, Pesquisa e Negócios da UTP.

Amanda Malucelli – Secretária Executiva e Coordenadora de Programas na Sociedade Global, coordena o Programa Jovens Profissionais do Desenvolvimento desde 2013, vencedor do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável na categoria educação; e pela 3ª edição no Curso de Extensão Empreendedorismo Social: Desenvolvendo Lideranças Transformadoras pela PUCPR. Graduada em Comunicação Social, certificação em Gestão de Projetos para o Desenvolvimento (PMD) e consultora certificada pelo Barrett Values Centre (Reino Unido) em Ferramentas de Transformação Cultural. Tem desenvolvido sua carreira no Desenvolvimento Humano, em consultorias de Recursos Humanos e Capacitação Profissional como a consultoria ACTA – Carreira, Transição e Talento; Lee Hecht Harrison|DBM, Gemba Training. Nos últimos anos tem se dedicado na Sociedade Global a projetos com foco no impacto social e desenvolvimento sustentável; responsável por desenhos metodológicos, desenvolvimento da Matriz de Competências, Assessment de Valores e Competências, além do desenho de atividades, facilitação de encontros de aprendizagem e mentoria em projetos para impacto social. Ministra palestras e workshops em temas relacionados à liderança para a sustentabilidade, empreendedorismo social, trabalho, sustentabilidade e terceiro setor.

Clique na imagem abaixo para se inscrever: