25/02/2011

Curso Ler e Pensar começa neste sábado

Começa neste sábado, 26, o curso Ler e Pensar em Educação, Comunicação e Práticas de Ensino, promovido pelo projeto Ler e Pensar. Até o dia 28 de junho, alunos do último ano dos cursos de licenciatura e licenciados irão participar de aulas teóricas e produzir sugestões de atividades ou planos de aula para o ensino fundamental e médio – material este que faz parte do Boletim de Leitura Orientada (Bolo), enviado gratuita e quinzenalmente para os professores atendidos pelo projeto.
 
Na primeira fase de capacitação teórica, os 28 participantes – de 10 áreas distintas, terão 16 horas aula sobre mídia e educação; o jornal no processo de ensino-aprendizagem; trabalho em equipe; currículos do ensino fundamental e médio; produção didática e de texto para o Bolo; e comunicação. O objetivo do curso é aprimorar a formação de graduados em licenciatura, de forma a capacitá-los à produção didática e multidisciplinar, tendo como referência os conteúdos jornalísticos publicados em jornal. “E principalmente refletir  sobre o papel da comunicação na construção da sociedade e estímulo ao exercício da cidadania”, afirma Fernanda Martins, coordenadora do Projeto Ler e Pensar.
 
Projeto Ler e Pensar
 
O projeto, criado em 1999, tem como objetivo estimular o hábito da leitura de jornais junto a alunos do ensino fundamental e médio, em Curitiba e região metropolitana. Além disso, auxilia a comunidade escolar a compreender a importância da informação no processo de ensino-aprendizagem, construção do conhecimento e formação de crianças e jovens para o exercício pleno da cidadania.
 
Em 11 anos de existência, o Ler e Pensar já  beneficiou mais de 500 mil alunos de 2 mil escolas públicas e particulares. Em 2010, foram atendidos 26 municípios, cerca de 55 mil alunos e 11,6 mil professores. Além de levar o jornal para a sala de aula e desenvolver a leitura criativa, os professores tornam a aprendizagem mais fácil e prazerosa ao desenvolver atividades culturais e lúdicas propostas pelo Bolo.