07/06/2010

Cresce o número de pessoas empregadas que prestam trabalho voluntário

Erra quem pensa que apenas mulheres, donas de casa e pessoas sem emprego participam de iniciativas voluntárias. Elas, porém, ainda são maioria do voluntariado em Curitiba e Região.

O Portal dos Objetivos do Milênio (Portal ODM) divulgou no mês de maio alguns números relativos ao trabalho voluntário em Curitiba e Região Metropolitana, apurados pelo Centro de Ação Voluntária (CAV). Os dados indicam que a grande maioria das pessoas que procuram o CAV com a intenção de desenvolver ações voluntárias são mulheres e que, destas, só uma minoria está desempregada. Os números condizem com pesquisas recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 9% das mulheres brasileiras afirmam prestar serviços voluntários, contra pouco mais de 5% dos homens.
 
Além disso, “das pessoas que procuram as oportunidades de trabalho voluntário no Portal do Centro de Ação Voluntária de Curitiba, 29% são estudantes. O número de profissionais e futuros profissionais das mais diversas áreas atuando como voluntários também é expressivo: cerca de 70% de quem procura o CAV pela internet cursa ou já cursou o 3º grau. Cerca de 60% dessas pessoas são jovens que têm entre 18 e 30 anos”, diz a notícia do Portal ODM (veja na íntegra).