27/06/2016

Coordenador do IGRPCOM ministra módulo no Projeto Legado

Oficina e assessoria sobre Comunicação para empreendimentos sociais aconteceu na semana do dia 13 de julho, em Curitiba

                                   

O coordenador Rafael Finatti, do Instituto GRPCOM, foi o convidado do segundo módulo da capacitação para empreendedores sociais promovida pelo Instituto Legado. Com formação em jornalismo e em economia, ele conduziu uma oficina sobre a temática de Comunicação, mas sempre mostrando como isso deve estar alinhado aos propósitos de cada instituição. “Sem ter claro o que faz e onde quer chegar, dificilmente uma organização vai poder ter uma comunicação assertiva”, explica Finatti.

O coordenador do Instituto GRPCOM também procurou desmistificar a relação com os veículos de comunicação (ele convidou a repórter Adriana Czelusniak, da Gazeta do Povo, para bater um papo com a turma, sobre sua rotina de trabalho) e reforçar a importância de se estabelecer qual é o público-alvo, a fim de identificar qual o melhor canal para contatá-lo. “Neste sentido, o planejamento é muito importante. Sem isso, são investidos esforços de tempo e de recursos em algo que pode ter resultados muito diferentes do que se imagina”, assegura.

                                   

A oficina aconteceu na segunda-feira, dia 13 de junho, na sede do Instituto Bom Aluno, no bairro mercês, em Curitiba; e teve ainda um complemento na sexta-feira (17), na forma de uma assessoria mútua, em que os gestores dos 21 projetos participantes do Legado em 2016 puderam esclarecer suas dúvidas sobre o conteúdo e praticar formas de se relacionar melhor com a mídia.

Além disso, ao final da oficina do dia 13, Finatti fez um desafio à turma, como forma de refletirem sobre o quanto se sentem com autonomia para desenvolver campanhas mesmo sem dispor, necessariamente, de uma área responsável apenas pela comunicação. No desafio, ele propôs que cada um desenvolvesse, em 3 dias, uma campanha para falar de seu empreendimento social – como se fosse veicular em jornais, rádios ou na TV. Os resultados das produções “caseiras” foram analisados durante a assessoria mútua do dia 17 e você confere a seguir (abaixo) e também na página do Instituto GRPCOM no Facebook: bit.ly/28Z28BK.

ACRIDAS

                                   

                                   

                                   

Amigos do HC

                                      

                                       

Badu Design

                                       

                                       

                                       

                                       

Desapego Consciente

                                      

                                           

AAMPARA

                                      

ABBA Promoção Social

                                     

                                        

De Mãos Unidas

                                        

Linyon

                                    

Mapa Educação

                                         

Sociedade Crescer

                                                         

UPPA