05/11/2013

Concurso Cultural Ler e Pensar 2013 divulga finalistas

Foram mais de 100 trabalhos recebidos neste ano

O Projeto Ler e Pensar divulgou hoje os dez professores finalistas na categoria "Práticas Pedagógicas" do Concurso Cultural Ler e Pensar 2013. Foram mais de 100 trabalhos recebidos por professores que participam do projeto em 53 municípios do Paraná. As produções, que deveriam contemplar o relato das atividades desenvolvidas ao longo do ano com a utilização do jornal em sala de aula, passaram por duas etapas de avaliação: a primeira, classificatória, e a segunda, pela Comissão Julgadora, composta por membros do Conselho de Educação do Instituto GRPCom.

A próxima etapa, que definirá os três professores vencedores, ocorrerá no dia 13 de novembro. Os finalistas participarão de uma banca presencial e terão a oportunidade de apresentar e defender seus projetos para a Comissão Julgadora. Ao final, como prêmio, os dez professores selecionados receberão um Smartphone, e os três vencedores, um tablet. Os resultados serão divulgados no Seminário de Educação e Leitura, que acontece no próximo dia 25 de novembro, no Teatro Guaíra.

Confira o nome dos dez finalistas:

O Ler e Pensar

O Ler e Pensar é um projeto de incentivo à leitura e cidadania que contribui com a formação de educadores, crianças e jovens no Paraná por meio da mídia jornal e da educação. A metodologia de uso do jornal proposta pelo Ler e Pensar é reconhecida pelo Movimento Nós Podemos Paraná desde 2010 por contribuir com o objetivo 2 – Educação Básica de qualidade para todos, uma das metas do milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas.

Exemplo de um projeto bem sucedido e referência no Programa de Jornal e Educação para a ANJ (Associação Nacional de Jornais), o Ler e Pensar é desenvolvido pelo Instituto GRPCOM desde 1999 e já beneficiou mais de 700 mil estudantes e seis mil professores, em 54 diferentes municípios paranaenses.

Atualmente, o projeto é patrocinado pela Associação Comercial do Paraná (ACP), HSBC e Instituto HSBC Solidariedade, Votorantim Cimentos e Instituto Votorantim e SESI. As escolas recebem os jornais diariamente e o Ler e Pensar oferece assessoria pedagógica aos professores participantes, por meio de programa de formação continuada com certificação, atividades pedagógicas, eventos culturais e materiais didáticos.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.