Entre os dias 09 e 19 de setembro, as comissões julgadoras irão avaliar os trabalhos inscritos por alunos e professores nas quatro categorias do concurso cultural do Televisando o Futuro. Desenvolvido pela RPCTV e Instituto GRPCOM, este ano o projeto conta com a participação de 503 escolas públicas de 22 municípios paranaenses.
Em cada região, a comissão julgadora conta com a participação de um representante do Instituto GPRCOM, um representante da RPCTV e também com o auxílio de professores de universidades parceiras. Confira o cronograma das avaliações:
09/09 – Foz do Iguaçu, com representantes da União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC);
10/09 – Cascavel, com representantes da Faculdade Assis Gurgacz (FAG);
13/09 – Guarapuava, com representantes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro);
14/09 – Maringá, com representantes do Centro Universitário de Maringá (Cesumar);
15/09 – Paranavaí, com representantes da Universidade Paranaense (Unipar);
16/09 – Londrina, com representantes da Universidade Norte do Paraná (Unopar);
19/09 – Ponta Grossa, com representantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Concurso Cultural
Este ano, o tema do Televisando o Futuro foi meio ambiente. Os professores receberam uma capacitação para trabalhar o assunto com os alunos com base em reportagens exibidas pela RPCTV durante o mês de junho. Os estudantes de 3ª e 4ª séries ou 4º e 5º anos puderam concorrer na categoria redação. Já as crianças da 1ª e 2ª séries ou 1.º ao 3.º anos concorrem na categoria desenho.
As escolas puderam se inscrever na categoria mobilização social, e os professores na categoria transformação social. No total, mais de 6 mil trabalhos foram inscritos, sendo: 2958 na categoria ilustração; 2931 na categoria redação; 153 na categoria transformação social e 86 na de mobilização social. As premiações acontecerão em etapas municipais, regionais previstas para acontecerem em outubro. Em novembro será realizada a premiação estadual.