03/05/2024

Computação na educação: entenda a importância e saiba como aplicar

Você já ouviu falar em computação na educação? Este conceito tem ganhado crescente destaque no cenário educacional, especialmente após 2022, com o lançamento do complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre computação. Mas afinal, o que isso significa? Será que ele foi criado para aumentar a carga de trabalho das escolas e educadores? Por que ele é tão relevante? 

Em primeiro lugar, é fundamental esclarecer que o objetivo desse complemento não é formar técnicos em TI nas escolas, nem sobrecarregar os educadores com mais conteúdo. Segundo o Dr. Cristian Brackmann, professor no IFFAR, envolvido na criação e validação do complemento: 

“(…) a Computação não é sinônimo de computador, tecnologia e internet. Na verdade, trata-se de uma nova ciência que introduz novas maneiras de representar, armazenar e visualizar informações; de se comunicar; de analisar e resolver problemas; de ensinar e aprender; e de cooperar e socializar.” (BRACKMANN, 2023) 

Isso significa que o documento atua como um guia, oferecendo direcionamentos sobre como abordar o uso seguro, ético e crítico das mídias, compreender as funções das mídias e tecnologias, e desenvolver o raciocínio lógico e a resolução de problemas. É importante destacar que esses temas, abordados no complemento, já estão presentes na BNCC de diversas formas, principalmente na 5ª competência geral, que trata da cultura digital. Contudo, diante da era digital em que vivemos, tornou-se necessário a criação de diretrizes mais detalhadas sobre a interação dos alunos com as tecnologias. 

 

Entenda como o documento está organizado 

Elaborado por uma equipe de professores e pesquisadores da educação e da computação, o complemento segue a estrutura da BNCC. Nele, você encontrará habilidades e competências para cada nível da educação básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além disso, após cada habilidade, há sugestões de como aplicá-las, utilizando recursos digitais ou não. As habilidades são agrupadas em três eixos: 

➡️ Cultura Digital: Compreensão dos impactos da revolução digital, construção de atitude crítica e ética em relação às mídias digitais, fluência no uso eficiente da tecnologia digital. 

➡️ Mundo Digital: Compreensão dos artefatos digitais, armazenamento e proteção de informações, uso seguro e confiável de códigos. 

➡️ Pensamento Computacional: Conjunto de habilidades para compreender, analisar, resolver e automatizar problemas de forma sistemática, utilizando algoritmos. 

 

Implementação na prática 

Como mencionado, o próprio documento já apresenta algumas sugestões de como as habilidades podem ser colocadas em prática, seja de forma “plugada” ou “desplugada”. Portanto, sugerimos que explore o complemento na íntegra clicando aqui. E como estamos aqui para te apoiar, aqui vão quatro dicas de como abordar a computação com a sua turma: 

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