Você já ouviu falar em computação na educação? Este conceito tem ganhado crescente destaque no cenário educacional, especialmente após 2022, com o lançamento do complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre computação. Mas afinal, o que isso significa? Será que ele foi criado para aumentar a carga de trabalho das escolas e educadores? Por que ele é tão relevante?
Em primeiro lugar, é fundamental esclarecer que o objetivo desse complemento não é formar técnicos em TI nas escolas, nem sobrecarregar os educadores com mais conteúdo. Segundo o Dr. Cristian Brackmann, professor no IFFAR, envolvido na criação e validação do complemento:
“(…) a Computação não é sinônimo de computador, tecnologia e internet. Na verdade, trata-se de uma nova ciência que introduz novas maneiras de representar, armazenar e visualizar informações; de se comunicar; de analisar e resolver problemas; de ensinar e aprender; e de cooperar e socializar.” (BRACKMANN, 2023)
Isso significa que o documento atua como um guia, oferecendo direcionamentos sobre como abordar o uso seguro, ético e crítico das mídias, compreender as funções das mídias e tecnologias, e desenvolver o raciocínio lógico e a resolução de problemas. É importante destacar que esses temas, abordados no complemento, já estão presentes na BNCC de diversas formas, principalmente na 5ª competência geral, que trata da cultura digital. Contudo, diante da era digital em que vivemos, tornou-se necessário a criação de diretrizes mais detalhadas sobre a interação dos alunos com as tecnologias.
Entenda como o documento está organizado
Elaborado por uma equipe de professores e pesquisadores da educação e da computação, o complemento segue a estrutura da BNCC. Nele, você encontrará habilidades e competências para cada nível da educação básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além disso, após cada habilidade, há sugestões de como aplicá-las, utilizando recursos digitais ou não. As habilidades são agrupadas em três eixos:
➡️ Cultura Digital: Compreensão dos impactos da revolução digital, construção de atitude crítica e ética em relação às mídias digitais, fluência no uso eficiente da tecnologia digital.
➡️ Mundo Digital: Compreensão dos artefatos digitais, armazenamento e proteção de informações, uso seguro e confiável de códigos.
➡️ Pensamento Computacional: Conjunto de habilidades para compreender, analisar, resolver e automatizar problemas de forma sistemática, utilizando algoritmos.
Implementação na prática
Como mencionado, o próprio documento já apresenta algumas sugestões de como as habilidades podem ser colocadas em prática, seja de forma “plugada” ou “desplugada”. Portanto, sugerimos que explore o complemento na íntegra clicando aqui. E como estamos aqui para te apoiar, aqui vão quatro dicas de como abordar a computação com a sua turma:
📝 Algoritmos com atividades sequenciais: Ensine conceitos de algoritmos usando atividades simples que não envolvam tecnologia. Por exemplo: Você pode criar uma atividade onde os alunos devem seguir uma sequência de instruções para completar uma tarefa, como fazer um sanduíche ou desenhar um padrão.
🎲 Pensamento computacional por meio de jogos: Explore quebra-cabeças e jogos de lógica para estimular o pensamento computacional dos alunos. Por exemplo: O Sudoku, quebra-cabeças, palavras cruzadas e problemas de lógica oferecem oportunidades para os alunos praticarem habilidades como reconhecimento de padrões, resolução de problemas e tomada de decisões.
🗒️ Codificação com blocos físicos: Introduza os conceitos básicos de codificação usando blocos físicos, como cubos ou cartões, que representam comandos de programação. Por exemplo: Os alunos podem criar sequências de comandos para movimentar um personagem através de um labirinto ou para realizar outras tarefas específicas.
🪐 Simulações e modelagem: Use atividades de simulação e modelagem para explorar conceitos científicos e matemáticos. Por exemplo: Os alunos podem simular o ciclo da água usando objetos físicos para representar os diferentes estágios, ou podem modelar o movimento dos planetas no sistema solar usando bolas e fios.
Evento Bett Brasil 2024: fique por dentro das novidades!
Esse foi um dos temas abordados na Bett Brasil 2024, o maior evento de educação, inovação e tecnologia da América Latina. Nossa equipe participou do evento e realizará uma live no dia 07/05, às 19h30, para discutir sobre outras novidades e tendências da feira. Não perca a participação de três palestrantes do evento: Doug Alvoroçado, José Motta e Diego Marihama, que enriquecerão ainda mais a discussão! Clique aqui para entrar no grupo pré-live e acompanhar tudo de perto.
Tags: bett brasil, bncc, computação na educação, cultura digital, pensamento computacional, tecnologia na educação