10/09/2010

Como asfaltar sua rua utilizando 140 caracteres

Adesão às redes sociais faz com que cidadãos e governos estejam mais próximos.

O espaço é relativamente pequeno: 140 caracteres. Ainda assim, a ferramenta virtual do momento, o Twitter, pode servir para potencializar atitudes cidadãs. Foi o que aconteceu com o corretor de seguros Adriano dos Santos, morador do Orleans em Curitiba, que viu sua reclamação em relação à falta de asfalto em sua rua ter tamanha repercussão, a ponto de fazer com que, meses depois, máquinas fossem ao local providenciar os primeiros reparos.
 
De acordo com a reportagem de Carolina Gabardo Belo, especial para o jornal Gazeta do Povo, exemplos como o que aconteceu com Adriano são comuns em outras cidades do país. Diversas instituições, de prefeituras a entidades de classe, passando por ONGs e autarquias governamentais, possuem perfis nas principais redes sociais da internet.
 
O uso da internet como cenário do diálogo entre governo e cidadãos acelera e fortalece o processo de cidadania com o envolvimento de milhares de pessoas em causas que interessam a todos. Em uma via de mão dupla, os gestores disponibilizam informações sobre serviços ao mesmo tempo em que a população ganha um meio para levar aos governantes suas reivindicações.
 
Clique aqui para ler, na íntegra, o texto de Carolina.
 

*Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.