19/09/2013

Colégio Estadual Ipê é o grande vencedor da Gincana Corda Bamba 2013

Prova final reuniu as três escolas finalistas em um QUIZ emocionante transmitido ao vivo pela ÓTV

Depois de seis meses de provas, garra e muita emoção, a Gincana Corda Bamba 2013 chegou ontem ao final. O grande vencedor da competição foi o Colégio Estadual Ipê, de São José dos Pinhais, que venceu de virada o QUIZ Corda Bamba, última prova da gincana. O Colégio Estadual Maria Luiza F. Pacheco, de Balsa Nova e o Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay, de Curitiba, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Transmitido ao vivo pela ÓTV, o QUIZ teve a participação de alunos e professores das três escolas finalistas. Cada uma elegeu um representante para responder as 18 perguntas da prova, que abordavam o tema cidadania. Outros quatro alunos e um professor ficaram na arquibancada, dando apoio ao colega.

A aluna Pamela Marcelino da Silva, representante da escola vencedora, era só emoção ao final do QUIZ. A escola estava em segundo lugar, mas a garota acertou as três últimas perguntas da rodada decisiva, garantindo a vitória de virada. “Agradeço a todos que me ajudaram. Não esperava ganhar, pois me deu um desespero na quarta etapa”, contou emocionada. 

De acordo com Fernanda Martins, responsável pela equipe que organiza a competição pelo Instituto GRPCOM, o equilíbrio na pontuação não foi privilégio da última prova. “A gincana foi equilibrada em todas as etapas – do início ao fim. Todas as escolas se saíram bem. Basta olhar a penúltima prova da Ação Cidadã”, comentou.

Amanda Edmundo, diretora da escola vencedora não escondeu a satisfação com a vitória. Segundo ela, a palavra que resume a participação do colégio no Corda Bamba é “transformação”. “Transformamos o estigma que a escola carregava de ser da periferia, de só ter problemas. Mudamos!”, comemorou.

O QUIZ foi conduzido pelo apresentador Felix Calderaro e animado pela dupla sertaneja Eduardo e Fabiano. Marcos Meier, referência em Educação no Paraná, fez os comentários em cima das respostas. Também prestigiaram a última etapa da Gincana o representante da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Adilson Carlos Batista; a educadora social do Centro de Ação Voluntária (CAV), Tina Santos; diretores das escolas finalistas e colaboradores do GRPCOM, envolvidos no projeto.

Premiação

A escola vencedora ganhou um ambiente interativo, composto por lousa digital e projetor, além da participação no Programa Sou Cidadão, premiação concedida pelo Centro de Ação Voluntária (CAV). Os alunos que ficaram em segundo e terceiro lugares ganharam um iPod Shuffle.

 

Confira alguns depoimentos de quem acompanhou o Corda Bamba!

“Ainda bem que existem projetos como o Corda Bamba, porque fazem com que as escolas descubram que podem fazer a diferença nas comunidades onde estão inseridas. Muitos jovens as vezes não se envolvem porque não têm um início. Depois que alguém começa, que alguém inventa é que percebem como  vale a pena! Parabéns ao GRPCOM por ter esse projeto e por fazer que a coisa realmente aconteça!”, Marcos Meier, professor de matemática, psicólogo e mestre em Educação.

“Acreditamos que projetos como o Corda Bamba e outros também realizados pelo GRPCOM e Gazeta do Povo são muito importantes para a educação paranaense. É uma forma de trazer o protagonismo dos jovens. Todos em prol de uma educação melhor”, Adilson Carlos Batista, da Secretaria de Estado da Educação (SEED).

“É a maneira mais direta de incentivar o protagonismo, afinal é através de ações efetivas que a comunidade cidadã tem a oportunidade de agir pelo bem comum”, Tina Santos, educadora social do Centro de Ação Voluntária , sobre a importância da Gincana Corda Bamba.

“Acredito que não há participação efetiva da escola em projetos se não envolvermos a comunidade na ação, pois nós seres humanos somos atuantes em qualquer área da sociedade se tivermos união e vontade de transformar a realidade”, Amanda Edmundo, diretora Colégio Estadual Ipê na Gincana, sobre a participação da escola no Corda Bamba.

“Acredito que teremos um novo Ipê a partir de agora. O colégio inteiro mudou desde que o Corda Bamba chegou. Nós estamos com a nossa horta revitalizada, nossos muros pintados. Mudamos a cara do colégio inteiro!”, aluna Pamela Marcelino da Silva, sobre a participação do Colégio Estadual Ipê na Gincana.

“De toda a gincana a prova que mais gostei foi a Ação Cidadã, pois estávamos em um número pequeno e aos poucos foram chegando mais e mais pessoas da comunidade para ajudar. Achei muito legal”, aluno Jonas André Godinho da Silva do Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay, sobre a mobilização social que fizeram.

“A prova que mais teve destaque foi a Ação Cidadã. Nós que fizemos a reforma do colégio e todos os alunos vão lembrar sempre disso”, aluno Arthur Cordeiro de Melo do Colégio Estadual Maria Luiza F. Pacheco, sobre a prova da Gincana que mais gostou.

O projeto

Em sua terceira edição, a Gincana Corda Bamba é realizada pela Gazeta do Povo, rádio 98 FM e ÓTV, organizada pelo Instituto GRPCOM e conta com a parceira da Secretaria Estadual de Educação do Paraná e Ministério Público do Paraná. Neste ano, mais de 20 colégios de Curitiba e região se inscreveram para participar.

Confira mais fotos na Fanpage da Gincana Corda Bamba

Curta a Fanpage da Gincana Corda Bamba
Curta a Fanpage da Gincana Corda Bamba

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.