25/04/2013

Ciclo de Palestras Fibrose Cística

Instituto Unidos pela Vida realiza Ciclo de Palestras e participa da Corrida com Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba

A atividade física aparece quase que diariamente na agenda daqueles que pensam na saúde, na qualidade de vida, no bem-estar e no prazer decorrente de uns minutos de corrida. Mas, quando a atividade física deixa de ser somente um hobby e vira uma obrigação de um tratamento de saúde, a história muda um pouco.

No caso do biólogo Cristiano Silveira, pai de um menino de 8 anos, a história mudou para melhor. Seu filho tem Fibrose Cística, uma doença genética, ainda sem cura, mas que com diagnóstico precoce e tratamento adequado a pessoa pode levar uma vida praticamente normal. Os principais sintomas da Fibrose Cística são: pneumonia de repetição, tosse crônica, dificuldade para ganhar peso e estatura, diarreia, pólipos nasais, entre outros. Quanto antes a Fibrose Cística for identificada, melhor. É possível triá-la através do Teste do Pezinho, entre o 3º e 7º dia de vida do bebê e confirmar o diagnóstico através do Teste do Suor ou de exames genéticos. Após o diagnóstico, o tratamento é iniciado de acordo com a manifestação clínica de cada paciente. Porém, na grande maioria dos pacientes, a atividade física faz parte do tratamento diário.

Foi pensando no exemplo que gostaria de passar para o filho que Cristiano idealizou a “Equipe de Fibra”, um projeto que visa demonstrar a importância da atividade física na vida das pessoas com FC, e que reúne atletas de todo o país para participarem juntos – e uniformizados – de corridas de rua em diversas regiões.

A Equipe de Fibra é um dos projetos do Instituto Unidos pela Vida, ONG fundada em outubro de 2009 pela psicóloga Verônica Del Gragnano Stasiak que, aos 23 anos, recebeu o diagnóstico tardio para a Fibrose Cística. Após muitos internamentos, cirurgias e passagens por UTI´s desde recém nascida, Verônica começou o tratamento adequado e resolveu unir forças e parceiros para divulgar e conscientizar a população acerca da Fibrose Cística.

E, como forma de cumprir sua grande missão, a Equipe de Fibra e o Instituto Unidos pela Vida trazem pela primeira vez em Curitiba o Ciclo de Palestras “Exercício Físico na Fibrose Cística”, que será realizado no próximo dia 04/05/13, as 14h, no Auditório César Perneta do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, com apoio do Hospital. Está confirmada a presença do Diretor Clínico do Hospital Pequeno Príncipe, Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho; da diretora do Instituto Unidos pela Vida e também paciente com Fibrose Cística Verônica Stasiak; da Dra Jocemara Gurmini, Mestre em Ciências da Saúde pela PUC-PR e Coordenadora do Grupo de Terapia Nutricional Do HPP; da Dra Augusta Stofella, fisioterapeuta, Especialista em Pediatria pela UNICAMP, Coordenadora do Serviço de Fisioterapia da Associação de Fibrose Cística do Paraná; do Coordenador da Equipe de Fibra Cristiano Silveira e, para fechar o evento com chave de ouro, a palestra magna que contará com a presença da Sra Aura Travign e do Sr José Travagin, pais de uma menina com Fibrose Cística, e participantes ativos da Equipe de Fibra.

No dia 05/05 a Equipe de Fibra largará na Corrida Unidos pela Vida, organizada pela Procorrer em prol do Hospital Pequeno Príncipe, da qual o Instituto Unidos pela Vida é apoiador oficial.

Serviço:

Data do Evento (Ciclo de Palestras): 04/05/13
Horário: 14h
Local: Hospital Pequeno Príncipe –Auditório César Perneta – Av. Silva Jardim, 1632, 2º Andar.
Inscrições e Informações: contato@unidospelavida.org.br ou pelo (41) 9636-9493
Site: www.unidospelavida.org.br

Data do Evento (Participação da Equipe na Corrida Unidos pela Vida): 05/05/13
Horário: 7h30
Largada: Estádio do Paraná Clube – Rua Dario L. dos Santos, Rebouças
Informações: http://www.procorrer.org.br/corridadoreboucas/index.html

 

Texto: Comunicação Instituto Unidos pela Vida

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.