14/02/2011

Chega ao Brasil movimento para recolher lixo das ruas

Projeto pretende limpar cidades brasileiras em um prazo de 24 horas

Desde 2007, voluntários já deixaram mais limpas várias cidades de Portugal, Espanha, Índia, Lituânia, Itália. A partir de março é a vez do Brasil, quando tem início o projeto Limpa Brasil – Let’s Do It. Criada pelo ambientalista Rainer Nolvak, a iniciativa teve o pontapé inicial na Estônia, onde a ação contou com 50 mil voluntários que retiraram 10 mil toneladas de lixo retiradas em apenas cinco horas.
 
A primeira cidade brasileira a receber o mutirão da limpeza é o Rio de Janeiro, onde anualmente são recolhidos 1,2 milhão de toneladas de lixo nas ruas e praias, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir de junho, outras 13 cidades brasileiras também receberão o projeto: Belo Horizonte, Brasília, Belém, São Paulo, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador.
 
Os interessados em atuar como voluntários nos mutirões podem se cadastrar no site do projeto. Além da força tarefa para a limpeza, o Limpa Brasil prevê a elaboração de  um plano educacional sobre o lixo para as escolas públicas durante os dez anos em que as atividades serão realizadas no país.
 
 
 
 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.