Desde 2007, voluntários já deixaram mais limpas várias cidades de Portugal, Espanha, Índia, Lituânia, Itália. A partir de março é a vez do Brasil, quando tem início o projeto Limpa Brasil – Let’s Do It. Criada pelo ambientalista Rainer Nolvak, a iniciativa teve o pontapé inicial na Estônia, onde a ação contou com 50 mil voluntários que retiraram 10 mil toneladas de lixo retiradas em apenas cinco horas.
A primeira cidade brasileira a receber o mutirão da limpeza é o Rio de Janeiro, onde anualmente são recolhidos 1,2 milhão de toneladas de lixo nas ruas e praias, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir de junho, outras 13 cidades brasileiras também receberão o projeto: Belo Horizonte, Brasília, Belém, São Paulo, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador.
Os interessados em atuar como voluntários nos mutirões podem se cadastrar no site do projeto. Além da força tarefa para a limpeza, o Limpa Brasil prevê a elaboração de um plano educacional sobre o lixo para as escolas públicas durante os dez anos em que as atividades serão realizadas no país.