03/12/2014

Campanha de Doação Jardim do Saber

Entenda o projeto:

Neste domingo (14/12), a ONG Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano (ODPH) realiza no Jardim Botânico a primeira edição da campanha “Jardim do Saber”. Com o objetivo de arrecadar material escolar para os alunos de 5 a 13 anos, atendidos pelo espaço localizado na Vila Torres, a ação pretende deixar tudo pronto para o período de volta às aulas, já que as atividades são realizadas no contra turno escolar. ” É comum observar a doação de brinquedos, roupas e alimentos nesta época do ano. Queremos aproveitar a disposição da população para apresentar este trabalho que existe desde 2009. Não é apenas para multiplicar a doação de um lápis, um livro ou um caderno na rotina destas crianças, mas também para convidar aqueles que tiverem disposição para abraçar um trabalho que tem sido realizado apenas com o apoio dos amigos e da comunidade”, destaca Kauanna Ferreira, presidente da ONG.

Com início às 9 horas, a iniciativa conta com a participação das crianças atendidas pela ODPH, que vão entregar mudas de plantas às pessoas que forem ao local para contribuir com a doação de materiais. A expectativa inicial dos organizadores é distribuir cerca de 200 plantas e arrecadar itens como folha sulfite, cola, lápis de escrever, canetinhas, borrachas e apontadores, entre outros itens. “Qualquer tipo de material escolar é bem vindo e quem tiver interesse também pode contribuir com jogos como quebra-cabeças e da memória. Além disso, queremos arrecadar livros para a Freguesia do Livro. É importante lembrar que um simples gesto nos ajuda a investir na educação destes jovens, para que eles escrevam uma história diferente da realidade que vivem”, comenta Kauanna. 

O primeiro passo

    A ONG ODPH surgiu por meio de ações da presidente da organização, Kauanna Ferreira que, aos 16 anos, teve uma ideia empreendedora. Moradora da região conhecida pelo tráfico intenso de entorpecentes, ela viu a necessidade de projetos que atraíssem crianças e adolescentes, e os tirassem da rua, reduzindo sua vulnerabilidade.

  Junto com agentes sociais locais ela percebeu que os “catadores ambientais”, denominados também de carrinheiros (profissão frequente na comunidade), encontravam alguns livros usados no meio dos lixos e solicitou que eles guardassem este material ao invés de vender. Kauanna argumentou que estes livros serviriam de investimento na educação de seus filhos e da comunidade. Os carrinheiros sentiram-se motivados e passaram a guardar os livros, que começaram a ser expostos na biblioteca da comunidade, montada e organizada com a ajuda de voluntários.

  Então foi oficialmente constituída a ODPH, que devido a outras carências observadas, passou a utilizar um espaço “alugado” para atender as demandas da comunidade local e fortalecer este segmento na região. 

Sobre a ODPH

A ODPH atende crianças no contra turno escolar, de 5 até 13 anos de idade. A casa tem capacidade para atender 30 crianças. Promove a integração da comunidade com a sociedade, apoia às iniciativas sociais, culturais, de esporte, de lazer e incentiva o trabalho voluntário. A ONG já conquistou dois prêmios: "Voluntariado Transformador Award" e "bom exemplo Award". 

Serviço

1ª Campanha Jardim do Saber

Local: Jardim Botânico

Data: 14/12/2014

Horário: Das 9 às 15 horas

Informações: (41) 3019-4965 ou www.facebook.com/OdphVilatorres