03/06/2011

CAIXA ABRE SELEÇÃO PARA PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL

Projetos Sociais em cinco estados serão contemplados com recursos de até R$ 120 mil cada

 
A Caixa Econômica Federal, por meio do Fundo Socioambiental CAIXA, abre, de hoje (20) até 03 de junho, a seleção de projetos destinados a comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental, com foco nas áreas de Educação e Geração de Trabalho e Renda. Os projetos devem ser realizados no Amapá, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.
 
O investimento máximo, por projeto, é de R$ 120 mil. A inscrição, que é gratuita, pode ser realizada por entidades civis sem fins lucrativos e de interesse público. O resultado final será divulgado no dia 21 de julho, e os contratos assinados até o final de agosto.
 
Os recursos serão aplicados por intermédio do Fundo Socioambiental da CAIXA (FSA CAIXA), lançado em 2010. O Fundo tem como objetivo consolidar e ampliar a atuação do banco, no incentivo a ações que promovam o desenvolvimento local sustentável, alinhado às políticas públicas. O FSA CAIXA apoia, financeiramente, projetos e investimentos socioambientais, com recursos correspondentes a até 2% do lucro do banco.
 
O público-alvo dos projetos são povos indígenas, crianças, jovens e mulheres, em situação de vulnerabilidade socioambiental, e variam de acordo com cada estado, conforme abaixo:
 
AMAPÁ              
Povos indígenas, em especial, mulheres.
PARANÁ             
Crianças, jovens e mulheres em situação de exploração sexual.
RIO GRANDE DO SUL    
Mulheres em situação de vulnerabilidade socioambiental.
RONDÔNIA       
Povos indígenas, em especial, mulheres.
SANTA CATARINA          
Mulheres em situação de vulnerabilidade socioambiental.
 
O regulamento completo da Chamada Pública (001/2011) pode ser acessado no sítio da CAIXA (www.caixa.gov.br) na aba Download / Fundo Socioambiental.
 
Programa CAIXA Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
 
A CAIXA instituiu o Programa CAIXA Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (Programa CAIXA ODM) a partir de 2006.
 
O programa cria oportunidades nas áreas de educação e geração de trabalho e renda, por meio de projetos socioambientais e, com isso, visa a contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), bem como para o fortalecimento da cidadania e consolidação do desenvolvimento regional sustentável no país.
 
Em 2010, o Programa CAIXA ODM, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com o PNUD, selecionou projetos vinculados às 74 Superintendências Regionais de Negócios, a fim de viabilizar os objetivos propostos para o Programa.
 
 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.