28/05/2010

Brasileiros não praticam consumo consciente

Pesquisa aponta regiões Sul e Nordeste como as que apresentam maiores índices de consumidores indiferentes às questões socioambientais.

Uma pesquisa desenvolvida pela Cetelem, do grupo BNP Paribas, mostrou que um número muito pequeno de brasileiros (apenas 4% dos consumidores) tem incorporada em sua rotina hábitos do chamado consumo consciente. São 13 comportamentos simples, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou separar o lixo da reciclagem, mas que poucas pessoas costumam adotar. A grande maioria (65%) adota somente de 3 a 7 destas práticas, enquanto alarmantes 11%, os considerados "indiferentes", adotam no máximo duas dos 13 hábitos sustentáveis sugeridos.
 
Ou seja: por mais que algumas empresas venham procurando implementar práticas de sustentabilidade socioambiental, esta situação não é suficiente para garantir um aumento do número de consumidores conscientes. O estudo aponta alguns aspcetos que se relacionam diretamente ao grau de comprometimento do consumidor: nível de escolaridade, gênero (as mulheres em geral são mais comprometidas), região geográfica e faixa social.  
  
Confira aqui, na íntegra, a reportagem de Alexandre Costa Nascimento para o jornal Gazeta do Povo, com a colaboração de Fernanda Maranhão.
 
*Foto: Antônio Costa