28/05/2010

Brasileiros não praticam consumo consciente

Uma pesquisa desenvolvida pela Cetelem, do grupo BNP Paribas, mostrou que um número muito pequeno de brasileiros (apenas 4% dos consumidores) tem incorporada em sua rotina hábitos do chamado consumo consciente. São 13 comportamentos simples, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou separar o lixo da reciclagem, mas que poucas pessoas costumam adotar. A grande maioria (65%) adota somente de 3 a 7 destas práticas, enquanto alarmantes 11%, os considerados "indiferentes", adotam no máximo duas dos 13 hábitos sustentáveis sugeridos.
 
Ou seja: por mais que algumas empresas venham procurando implementar práticas de sustentabilidade socioambiental, esta situação não é suficiente para garantir um aumento do número de consumidores conscientes. O estudo aponta alguns aspcetos que se relacionam diretamente ao grau de comprometimento do consumidor: nível de escolaridade, gênero (as mulheres em geral são mais comprometidas), região geográfica e faixa social.  
  
Confira aqui, na íntegra, a reportagem de Alexandre Costa Nascimento para o jornal Gazeta do Povo, com a colaboração de Fernanda Maranhão.
 
*Foto: Antônio Costa