19/12/2012

Associação Ecosustentável consegue qualificação de OSCIP

Intermediação do Instituto GRPCOM via projeto Serviços e Cidadania, encaminhando a demanda para o advogado Fernando Mânica, foi decisiva para o processo

Mais uma ONG encerrou 2012 comemorando uma ótima notícia. Após quase um ano na espera, a Associação Para o Desenvolvimento da Auto-Sustentabilidade Cooperativa – ECOSUSTENTÁVEL – conseguiu junto ao Ministério da Justiça o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O processo foi facilitado pelas alterações estatutárias feitas sob a orientação do advogado Fernando Borges Mânica, voluntário do projeto Serviços e Cidadania.

“Vai facilitar bastante a busca por recursos para nossos projetos ambientais, tanto públicos quanto privados. A qualificação como OSCIP nos dá mais credibilidade com nossos parceiros”, afirmou Álvaro Fernando Lagos, presidente da Ecosustentável. Ele elogiou o acompanhamento de um profissional capacitado em terceiro setor, capaz de orientar sobre o que poderia e o que não poderia constar no Estatuto para ficar mais adequado aos objetivos da ONG.
 
Da outra parte, Mânica também elogiou o envolvimento e o trabalho da Ecosustentável. Segundo ele, trata-se de uma entidade que presta “relevantes serviços à população, notadamente na área de preocupação ambiental e desenvolvimento sustentável, temas atualmente relevantes”. “Foi participativa, envolvendo-se nas questões legais; e solícita, ao rapidamente providenciar os documentos necessários”, concluiu.
 
Por fim, tanto a ONG quanto o parceiro elogiaram o projeto Serviços e Cidadania. “Avalio como uma grande oportunidade para entidades do terceiro setor conseguirem alcançar seus objetivos no preparo de seus planos estratégicos e para alavancar seus projetos”, disse Álvaro. Para o advogado Fernando Mânica, a parceria com o Instituto GRPCOM é importante para desenvolver as ONGs e “chamar a atenção para o papel dessas entidades que buscam o desenvolvimento social e, muitas vezes, são mais atuantes que o próprio Estado no que tange à efetivação de direitos sociais.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.