16/03/2011

As mudanças na alfabetização na era digital

Hoje o computador é a principal ferramenta na aprendizagem da escrita e leitura; escolas e pais precisam se adequar a esta situação

O uso do computador entre crianças a partir de três anos, tem sido cada vez mais precoce. A entrada de tecnologias na vida delas é inevitável e, segundo especialistas, não deve ser motivo de preocupação para os pais. Isso porque o contato com a informática desperta a curiosidade das crianças pela leitura e escrita, e mesmo intimidade com as letras, antes mesmo delas irem para a escola, facilitando o processo de alfabetização.
 
Segundo uma pesquisa norte americana, crianças passam em média 20 horas por dia conectadas. E quem precisa se adequar a essa realidade são os professores, que ainda sentem dificuldade com a mudança em sala de aula. Diferenças que são bem acentuadas entre os alunos de escolas particulares e os de instituições públicas. Enquanto os primeiros têm acesso ao computador em casa, muitas vezes é na escola que os alunos da rede pública têm o primeiro contato com o equipamento, em atividades complementares como jogos didáticos.
 
No município de Tibagi, interior do Paraná, a alfabetização já será diferente. Para adaptar-se à realidade dos alunos, as escolas municipais receberão lousas interativas multimídia (com acesso à internet e outros programas) para as salas da pré-escola até o sexto ano.
 
Mas, mesmo com benefícios, o uso do computador pelas crianças exige alguns cuidados. Entre elas, a realização de atividades manuais para estimular a caligrafia e coordenação motora; exercícios físicos; estimular o contato físico, que é muito importante na faixa etária de três a seis anos; e driblar a falta de estímulo que os alunos podem apresentar quando vão para a sala de aula.
 
Confira outras dicas na reportagem completa de Anna Simas veiculada no Jornal Gazeta do Povo clicando aqui.
 
 
 
 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.