10/08/2010

Amigos da Escola promove Dia Temático

Sete das principais cidades do Estado participaram da mobilização nacional promovida pelo projeto Amigos da Escola, da Rede Globo. Colégios estaduais e municipais de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco e Cascavel terão seus trabalhos mostrados pela RPCTV. Neste ano, o tema do projeto é Minha Escola, Minha Comunidade: o objetivo é ajudar a fortalecer a educação, através da participação efetiva da comunidade no ambiente escolar.
 
No Dia Temático, como é chamado o dia da mobilização nacional, as escolas que participam do projeto promovem atividades envolvendo voluntários e exibem seus trabalhos mais relevantes para a comunidade. Amanhã, aqui no Paraná, a expectativa é mobilizar 3.430 pessoas e mais de 330 voluntários. Entre as atividades, a formação de horta comunitária, apresentações teatrais, oficinas de incentivo à leitura e de confecção de brinquedos com material recicláveis, além de orientações de saúde e atividades esportivas.
 
O Amigos da Escola é um projeto da Rede Globo criado para o fortalecimento da educação básica em escolas públicas, que estimula a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais (complementares, nunca em substituição às atividades curriculares ou à educação formal) e de cidadania em benefício dos alunos, da própria escola, dos profissionais e da comunidade. No Paraná, 360 escolas integram o projeto.
 
Entre os parceiros, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), além de outras instituições comprometidas com a ideia de oferecer educação de qualidade para todos.
 
Veja abaixo as escolas que participaram do 3º Dia Temático, no Paraná.
 
Curitiba – Escola Estadual Angelo Trevisan
Maringá – Escola Municipal Professora Eroni Maciel Ribas e Escola Municipal Paulo VI –EIEF
Londrina – Escola Municipal Moacyr Teixeira
Cascavel – Colégio Estadual Pacaembu
Paranavaí – Escola Municipal Cecília Meireles
Ponta Grossa – Escola Municipal Deodoro Alves Quintiliano
Pato Branco – Escola Municipal Juvenal Cardoso – EIEF
 
Abaixo, a reportagem de Dulcineia Novaes, para o Paraná TV 1ª Edição, sobre o Dia Temático.