24/08/2015

Alunos da FAMMA criam VT para ONG de Maringá

Neste ano, o Instituto GRPCOM e a Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA) estabeleceram uma parceria para trazer mais um benefício às ONGs da região dentro do projeto Serviços e Cidadania: a produção de vídeos institucionais.

Através do Canal da FAMMA, canal de TV fechada da faculdade, uma equipe selecionada de alunos dos cursos de Comunicação Social, supervisionada por uma equipe de técnicos e professores especializados, participa de todo o processo de produção dos vídeos, que inclui elaboração de briefings, captação de imagens, texto e edição.

A primeira experiência na parceria foi com a Associação Cultural Beneficente Nova Lourdes (Lar dos Velhinhos), uma ONG existente há quase 50 anos que acolhe idosos em vulnerabilidade social. A ideia principal foi mostrar, através do vídeo, a preocupação, o cuidado, o respeito e o amor aos idosos, utilizando como temática: “o que chamam de abandono, aqui chamamos de carinho, amor, respeito e dedicação”. A apresentação do material produzido aconteceu no final de julho e contou com a presença da diretora do Lar, irmã Terezinha Maria Pamplona, que se mostrou bem satisfeita com o resultado.

Segundo a coordenadora do curso de Jornalismo, Fernanda Accorsi, a parceria oportunizou uma formação diferenciada aos acadêmicos por meio do contato com instituições filantrópicas que realizam um trabalho imprescindível. “É uma oportunidade para os alunos se envolverem na comunicação comunitária e com o trabalho voluntário, uma aprendizagem que alia a prática, teoria e sentimentos”, ressalta.

Para a representante do Instituto GRPCOM em Maringá, Kaísa Abeche, os vídeos institucionais são hoje uma excelente ferramenta para mostrar de forma clara, moderna e objetiva o que faz uma organização. Também, além de simplificar a comunicação, auxilia na captação de recursos e de voluntários, que é hoje um grande desafio para o 3º setor.

Confira como ficou o VT: