31/10/2012

Águas do Amanhã participa de seminário da Agência Nacional de Águas

Projeto promovido pelo GPRCOM reuniu a força da comunicação e o conhecimento científico

O projeto Águas do Amanhã, promovido pelo Grupo Paranaense de Comunicação entre 2010 e 2011, será apresentado no Seminário “Água, Comunicação e Sociedade”, realizado pela Agência Nacional de Águas em Cuiabá (MT), no dia 4 de novembro. A palestra “Projeto Águas do Amanhã – GRPCOM: comunicação como elemento fundamental das ações de proteção de recursos hídricos” será ministrada pelo Fabio Guimarães Costa, gerente de Promoções e Projetos.
 
A programação também inclui a apresentação de Cláudia Gaigher, repórter da TV Morena, afiliada da Rede Globo no Mato Grosso do Sul; do jornalista Paulina Chamorro, da rádio Eldorado; e do coordenador de projetos do site O ECO, Gustavo Faleiros.
 
O objetivo do evento é reunir comunicadores e mobilizadores sociais num espaço aberto para discussões e trocas de experiências, com o intuito de estimular o desenvolvimento de ações de mobilização relacionadas à gestão sustentável dos recursos hídricos e divulgar a Política Nacional de Recursos Hídricos.
 
Águas do Amanhã
O objetivo do Águas do Amanhã foi chamar a atenção da sociedade paranaense para a poluição do Rio Iguaçu, o mais importante curso fluvial do Paraná. O projeto foi realizado pelo GRPCOM em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Agência Nacional de Águas (ANA), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), com patrocínio do HSBC e apoio da Prefeitura de Curitiba e da Cavo. O Águas do Amanhã mobilizou todos os segmentos da sociedade, para uma gestão e utilização mais responsável dos recursos hídricos urbanos e rurais da Região Metropolitana de Curitiba, visando a melhoria das águas da bacia do Alto Iguaçu. O projeto resultou em um amplo diagnóstico da situação do Iguaçu e na construção de parâmetros que vão mostrar a evolução da situação do rio nos próximos anos.
 
O projeto Águas do Amanhã é finalista do Prêmio ANA, da Agência Nacional de Águas, na categoria Imprensa. A cerimônia onde serão escolhidos os vencedores acontece no dia 5 de dezembro, em Brasília (DF).
 
Rio Iguaçu
O Rio Iguaçu é o grande símbolo de integração do Paraná.  Tendo a sua nascente localizada na Região Metropolitana de Curitiba, cruza o estado rumo ao leste gerando no curso de suas águas desenvolvimento e riqueza.
 
Após percorrer uma extensão de 1275 quilômetros, deságua de forma esplêndida, transformando-se em 300 quedas que dão vazão a toda sua força, tornando-se uma das sete maravilhas naturais do mundo: as Cataratas do Iguaçu. Desta forma, justifica seu nome “Iguaçu”, que em tupi-guarani significa “Água Grande”.
 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.