21/05/2012

Academia e mercado dialogam em seminário da Intercom e GRPCOM

A Intercom e o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), realizaram o “III Seminário Intercom/GRPCOM de Jornalismo” em Curitiba, no dia 26 de abril. O projeto, que aproxima Academia e mercado, atraiu professores de comunicação social do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que vivenciaram a realidade de uma empresa de comunicação. 

O encontro teve o mesmo tema dos Congressos Regionais e Nacional da Intercom, “Comunicação e Esporte” e contou com a presença de representantes da entidade, como o presidente, Antonio Hohlfeldt, a diretora Cultural, Rosa Maria Cardoso Dalla Costa, e o diretor Administrativo, José Carlos Marques, além de profissionais da empresa. Foram realizadas visitas à RPC-TV, à Rádio 98 FM e ao Jornal Gazeta do Povo.

“Além da abordagem da temática do telejornalismo, foi uma boa oportunidade para conhecer a organização e o funcionamento de um conglomerado de comunicação que atua na TV, Rádio, Jornal e Internet”, avalia o participante Edileuson Almeida. “Essa aproximação academia/mercado é uma importante contribuição para o processo de formação dos futuros profissionais do jornalismo”, diz.

Gabriel Bozza, que também participou do projeto e já trabalhou no GRPCom, afirma a importância da parceria entre o Intercom e GRPCom. “Possibilitou que professores dos mais variados estados conhecessem de perto o grandioso projeto desenvolvido pelos veículos de comunicação do Grupo, que dispõe de ótima estrutura em Curitiba”, explica. Para Bozza, o ciclo de palestras sobre comunicação e esporte e o contato com profissionais renomados foi estimulante por possibilitar a troca de conhecimentos e experiências entre todos os participantes pesquisadores.

Clarice Lopes de Alda, diretora do Instituto GRPCOM, afirma que a aproximação da Academia com profissionais de mercado é interessante para ambos. “Reunir professores e pesquisadores de Comunicação com os profissionais dos nossos veículos é muito produtivo. É por isso que realizamos o terceiro seminário do Grupo em parceria com a Intercom.”

Fonte: www.portalintercom.org.br