22/05/2012

A voz crítica dos estudantes da Cidade Industrial de Curitiba

Presença dos voluntários GRPCOM, da dupla Willian e Renan e dos policiais da banda do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e Programa Educacional de Resistência às Drogas incitou o debate com os alunos

Faltou tempo para responder a tantas perguntas e comentários feitos pelos quase 400 estudantes do Colégio Estadual Alcyone Velloso que participaram da oficina Paz Tem Voz, na manhã de hoje. Os estudantes da escola, localizada na Cidade Industrial de Curitiba, uma das regiões mais violentas do município, participaram bastante e aproveitaram a oportunidade para cobrar dos policiais da banda PROERD para que a Patrulha Escolar esteja mais presente no dia-a-dia do Colégio.

“Por que é que só quando a TV está aqui é que a polícia vem?”, indagou um dos estudantes, referindo-se ao fato de a ÓTV estar cobrindo o evento.  “Quero ver se isso que eu estou falando, as minhas críticas, aparecerão na TV!”, disse outra aluna, depois de perguntar sobre as abordagens algumas vezes violenta dos policiais.

Tudo foi respondido com tranquilidade tanto pelos integrantes da banda PROERD, quanto pelos voluntários do GRPCOM e a dupla Willian e Renan. Central nesta questão, afinal, é perceber que a polícia é formada por cidadãos como todos os outros e que há gente boa e ruim em todo lugar.

O diretor João Antonio Rufato já esperava por um posicionamento crítico de seus alunos. “Os questionamentos são legítimos e têm uma razão: as políticas públicas não chegam até aqui”, explicou. Mesmo assim, para a jornalista Aline Peres, do jornal Gazeta do Povo, ações como esta, da oficina do Paz Tem Voz, servem para plantar sementes na comunidade e contribuem para que sejam reduzidos os índices de violência. “Dos 54 assassinatos que aconteceram aqui na CIC, este ano, nenhum ocorreu na Vila Sabará, que é onde estamos com o trabalho mais intensificado da campanha Paz Tem Voz”, exemplificou a jornalista.

Abaixo, confira imagens do evento e da cobertura feita pela ÓTV – a reportagem deve ir ao ar nos próximos dias no canal 11 da Net Digital Curitiba (e poderá ser também assistida pela internet no site http://www.otv.tv.br/).

 

 

 

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.