22/06/2011

Colaboradores do GRPCOM participam de novas entregas da Campanha do Agasalho

 
“Uma ação voluntária é sempre uma experiência única, independente do objeto ou de por quem é promovida. Participar é sempre gratificante! O que achei interessante é que poucas vezes temos a oportunidade de participar da ação até o final, ou seja, de presenciar a entrega dos objetos doados, o que sem dúvida reforça o sentimento de ‘dever cumprido’. É bom saber que o trabalho é feito, mas presenciar a realização das pessoas ao serem atendidas é maravilhoso. Torna pessoal, gera um sentimento de responsabilidade de fazer acontecer”.
 
O depoimento acima, da colaboradora Carolina Amaral de Menezes, do departamento jurídico do Grupo Paranaense de Comunicação, resume um pouco do espírito das entregas que estão sendo feitas pela parceria entre GRPCOM e Sistema Fecomércio, na Campanha do Agasalho 2011. Voluntária bastante participativa do Programa de Voluntariado GRPCOM, Carolina foi convidada para acompanhar a entrega de roupas que aconteceu ontem em Rio Branco do Sul e Itaperuçu, na região de Curitiba, e voltou realizada: “Gostaria muito de participar de outras ações como esta. Desde que não seja toda semana, sei que não terei problemas em conseguir adequar minha agenda e conseguir liberação com meus gestores”, afirmou.
 
Em Rio Branco do Sul, Carolina e os representantes do SESC e do SENAC foram recebidos por funcionários da prefeitura (inclusive a primeira-dama da cidade) e pela diretora da Secretaria de Ação Social. “O que mais chamou a atenção foi a preocupação que eles têm de cadastrar as famílias para que as doações atendam exatamente a necessidade de cada uma”, conta.
 
Depois do almoço, o grupo – que saiu de Curitiba numa van absolutamente lotada – foi para Itaperuçu. Por lá, toda hora chegavam pessoas para fazer o cadastro para receber doações, e também para fazer documentos (Carteira de Trabalho, por exemplo) e receber aconselhamento. “Tivemos a oportunidade de entregar algumas roupas para uma mãe que aguardava atendimento”, relata Carolina.
 
No fim, a estratégia de convidar uma colaboradora voluntária ao invés de o Comitê de Voluntariado do GRPCOM se responsabilizar pela entrega, deu tão certo que será repetida, na medida do possível, em outras oportunidades. Carolina já se voluntariou: “Mas preciso ser prudente (em relação as minhas responsabilidades funcionais) e não posso ser egoísta, assim outros também poderão desfrutar dessa experiência maravilhosa”.
 
   
 
 
Londrina e Maringá
 
Em Londrina, a entrega das doações da Campanha aconteceu no Casa do Bom Samaritano, Instituto de Promoção Social que tem como missão o atendimento a adultos e crianças em situação de risco pessoal e social, oferecendo acolhimento, suprindo necessidades básicas, resgatando a auto-estima e garantindo direitos à cidadania, reintegração à família e inclusão social.
 
Já em Maringá, a Equipe RPCTV Maringá, que participa da Gincana do Bem promovida pelo Comitê de Voluntariado GRPCOM, realizou sua primeira entrega. A maior parte das roupas foi deixada com o SESC da cidade, mas 110 peças masculinas, como blusas, calças e pares de sapato foram doadas para o Albergue Santa Luiza de Marillac, que atende oferece abrigo e alimentação para 200 pessoas, diariamente.