O projeto Serviços e Cidadania, do Instituto GRPCOM, possibilitou a realização de mais um trabalho voluntário qualificado envolvendo uma entidade social em Curitiba e uma empresa parceira. A Campanha de Divulgação do Teste do Pezinho, criada pela Blu Comunicação Integrada para a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE), foi lançada no final de maio nos veículos do GRPCOM – rádios, TV e jornais.
O principal objetivo da campanha foi divulgar a importância do exame na prevenção de deficiências – como a intelectual, por exemplo – aproveitando a comemoração pelo Dia Nacional do Teste do Pezinho (dia 06 de junho). “Por meio da Campanha, pudemos divulgar a importância do Teste do Pezinho para a saúde dos bebês e também o trabalho da própria FEPE, em diversos municípios paranaenses e de outros estados”, diz Rafaela Meller, relações públicas da instituição.
Além dos veículos do Grupo Paranaense de Comunicação e da TV Aparecida (São Paulo), a campanha obteve destaque em diversos outros sites da internet, tendo sido tema de reportagens em programas da UFPR e da Universidade Positivo. Ganhou divulgação ainda nas 2.097 instituições (hospitais, maternidades e unidades de saúde) credenciadas à FEPE para a coleta do teste do pezinho, e nos 31 Serviços de Referência em Triagem Neonatal, distribuídos pelo Brasil, para os quais foi enviado um total de 18.000 cartazes.
De acordo com Rafaela, a oportunidade de lançar uma campanha com qualidade em todas as etapas significou, para a FEPE, a possibilidade de efetivamente chamar a atenção da população para o Teste do Pezinho e de ter o seu trabalho diário facilitado, principalmente em relação à conscientização realizada com as gestantes, estudantes e profissionais da área da saúde sobre o que é o teste do pezinho e porque é importante. “Representou ainda uma maior motivação para os colaboradores, por conta da visibilidade dada ao trabalho realizado por eles e à própria instituição, além de aumentar o reconhecimento da FEPE perante a sociedade, facilitando inúmeras ações, como a captação de voluntários, parcerias e doações”, afirmou.
Por um mundo mais bacana
Fundada em 2000, a Blu trabalha com a ideia de que a comunicação pode ajudar a “tornar o mundo mais bacana”. É o que acredita o diretor de atendimento da agência, José Augusto Túlio Filho: “Ficamos tocados com o esforço e com a qualidade do trabalho desenvolvido pela FEPE. Não conhecíamos os problemas que eles enfrentam, tampouco as doenças que estão relacionadas ao Teste do Pezinho. Isto nos cativou e ficaríamos honrados em dar uma parcela de contribuição para este processo”.
O pensamento de Túlio é de fato levado à prática: trata-se do segundo trabalho realizado pela agência, em menos de um ano, pelo projeto Serviços e Cidadania. Mais do que a disposição em colaborar, a Blu ainda demonstrou interesse em aprimorar a ideia inicial, entregando não só os materiais previstos, como também outras duas peças que não estavam incluídas no planejamento inicial – um total de 160 horas de dedicação voluntária.
“A Blu demonstrou, desde o primeiro contato até a entrega dos últimos materiais, atenção, comprometimento, disposição, profissionalismo e responsabilidade com a Campanha”, conta Rafaela. Segundo ela, antes mesmo do início do trabalho o atendimento da Blu foi até a FEPE coletar detalhes sobre o teste do pezinho, conferir de perto o trabalho realizado e ainda ajudou para a obtenção da parceria com a produtora de áudio e vídeo que colaboraram com a campanha, estando presente em todo o processo de produção. “A parceria da Blu demonstra que existem sim empresas dispostas a contribuir voluntariamente com a causa das ONGs oferecendo seus serviços com seriedade, responsabilidade e comprometimento”, destaca Rafaela.