O conflito entre Rússia e Ucrânia está em todas as mídias. Com o acesso cada vez maior das crianças à tecnologia, não vai demorar para o assunto tomar conta da sala de aula. Veja como falar do assunto sem causar pânico e ainda desenvolver competências previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC)!
Antes de começar – Informe-se em fontes seguras
Assim como você se prepara para ensinar qualquer conteúdo, tenha certeza que está buscando as informações em fontes seguras e não apenas replicando o senso comum.
1 – Busque entender o que seus alunos já sabem
Procure descobrir o que os alunos já sabem e o que eles querem entender sobre o assunto. Isso vai te ajudar a compreender o quanto aprofundar a conversa, sem causar pânico.
2 – Use a linguagem adequada
É importante ser claro, mas usando uma linguagem adequada à faixa etária dos alunos. Se no Ensino Médio você pode falar sobre números de refugiados, mortos ou desabrigados, com crianças pequenas procure usar uma linguagem mais lúdica e leve.
3 – Fale sobre desinformação
Nossos alunos tem acesso às mídias cada vez mais cedo, muitas vezes sem supervisão. A BNCC traz em várias de suas habilidades o combate à desinformação e notícias falsas. Aproveite para esclarecer com seus alunos como saber se uma informação é real (volte um post e confira nossas dicas sobre isso)
4 – Use recursos visuais
A imprensa tradicional e canais de credibilidade no Youtube, por exemplo, tem disponibilizado vários materiais que falam do conflito usando uma linguagem acessível, além de recursos como mapas e infográficos, esses materiais estão disponíveis e podem ser muito úteis. Você ainda pode explorar ferramentas digitais, como o Google Maps, para mostrar onde tudo está acontecendo em relação à onde estamos ou até mesmo recursos analógicos e concretos, como o globo terrestre. Aproveite esse momento para explorar as unidades de medida ou as representações cartográficas, por exemplo.
5 – Converse sobre valores e ética
A BNCC traz constantemente a preocupação com o desenvolvimento da cidadania e da ética, tanto é que isso está expresso em duas das suas Competências Gerais (9 – Empatia e colaboração e 10 – Responsabilidade e Cidadania). Converse com seus alunos sobre direitos humanos, tolerância, empatia e responsabilidade social e deixe que eles expressem suas opiniões e até mesmo suas propostas para a resolução do conflito. Vocês podem elaborar vários materiais sobre assunto usando a criatividade. Por que não promover com toda a escola uma campanha pela PAZ?
Quer mais dicas de como desenvolver as 10 Competências Gerais da BNCC na Prática?Acesse nossa plataforma EAD e faça o curso GRATUITO com certificação de 40h!
Clique aqui para acessar ou aqui para saber mais sobre a Plataforma.
Tags: como falar da guerra com crianças, como falar da guerra na ucrânia em sala de aula, Educação, instituto grpcom, ler e pensar, plataforma ead, russia, televisando, ucrania