01/07/2021

Educomunicação: o aluno como protagonista do seu aprendizado 

As crianças e os adolescentes estão cada vez mais conectados. Seja no computador, na televisão, e, principalmente, em seus dispositivos móveis com os aplicativos dos quais fazem uso recorrente, criando conteúdos diversos. Então, por que não trazer essa realidade para a sala de aula? 

Para abordar essa prática em sala, vamos falar sobre o conceito da Educomunicação, que propõe um trabalho entre educação + mídia, a fim de desenvolver conteúdos educativos em espaços formais de aprendizagem.

“A Educomunicação, que nasceu do diálogo entre as áreas da educação e da comunicação, ajuda muito a usar as mídias para finalidades educativas. Por meio de ações educomunicativas é possível incentivar a expressão e protagonismo dos estudantes e ampliar as possibilidades pedagógicas para gerar novos conhecimentos”, diz Ana Gabriela Borges, Doutora em Educação e Coordenadora Pedagógica dos projetos educacionais do GRPCOM. 

Segundo Ana Gabriela, trabalhar as mídias com os estudantes deixa-os mais envolvidos e motivados, além de permitir que expressem suas opiniões e aprendizados com responsabilidade e ética. Os estudantes passam a se sentir parte do processo de aprendizagem, o que facilita o entendimento do conteúdo exposto durante as aulas.

Além disso, fazer uso das mídias na educação aproxima os fatos do cotidiano da realidade dos estudantes, fazendo com que a aprendizagem seja mais significativa e que o aluno se sinta inserido em um mundo que antes imaginava ser distante do seu. 

“Os professores que trabalham a educomunicação relatam diversos benefícios: o diálogo melhora, a informação é analisada com mais cuidado e critério, a aprendizagem se torna mais fácil, ganha mais vida e sentido e o protagonismo dos estudantes aflora”, diz Ana Gabriela.

E para obter esses benefícios, aqui vão algumas dicas:  

O primeiro passo é fazer uma análise, ou seja, avaliar o potencial comunicativo da sua turma e a partir disso propor uma intervenção específica e começar a pensar em como trabalhar com as mídias. 

O próximo passo é observar como as pessoas se relacionam, e a partir disso escolher os recursos (mídias) que vai utilizar. Mídias definidas, busque se aprofundar em quais são os contextos que pretende aplicar e desenvolver as atividades com os estudantes.

Debater, criar e conversar tornam o ambiente mais participativo e, consequentemente, colaborativo, pois promove a aprendizagem a partir de uma perspectiva ativa.

Gostou do assunto? Para descobrir como aplicar a educomunicação em sala de aula faça agora mesmo sua inscrição nos projetos Ler & Pensar e Televisando e participe de cursos de Formação. 

As aulas abordam temáticas atuais, relevantes e extremamente fundamentais para a construção de espaços mais dialógicos com o uso das mídias durante as aulas. Além do desenvolvimento do senso crítico dos alunos, abordando assuntos que fazem parte da realidade em que vivem. 

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